Recolha de lixo em Alpiarça já está a ser feita pela Ecolezíria

6 Janeiro 2025, 11:06 Não Por André Azevedo

A recolha de resíduos indiferenciados no concelho passou a ser assegurada pela ECOLEZÍRIA, desde 2 de janeiro, informou a Câmara Municipal em comunicado nas suas páginas nas redes sociais.

Esta alteração tem como objetivo melhorar a eficiência e a qualidade do serviço de recolha, contribuindo para um ambiente mais limpo e sustentável. A autarquia reforça a importância da colaboração de todos os munícipes na correta separação e acondicionamento dos resíduos, promovendo uma Alpiarça mais amiga do ambiente.

A medida foi aprovada em sede de reunião de Câmara durante o mês de setembro, e foi justificada pela presidente da autarquia, Sónia Sanfona, com as “avarias constantes” das viaturas de recolha de lixo que a Câmara é proprietária.

A autarca referiu que substituir as viaturas é um custo que não é possível ao município suportar, especialmente porque não tem acesso a financiamento europeu para o fazer, já que para isso é preciso que a taxa de cobertura de custos se cifre nos 80% enquanto a de Alpiarça está na casa dos 30%. Sónia Sanfona deu ainda nota da necessidade de adquirir duas viaturas para dar resposta à recolha do lixo indiferenciado e dos resíduos separados (ecopontos), uma vez que não há a possibilidade de fazer turnos extra com apenas uma viatura.

As novas regras da União Europeia e da Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos (ERSAR) que preveem a obrigatoriedade da recolha seletiva de resíduos e do cumprimento das metas do Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos impõe uma necessidade de “investimento substancial que não temos capacidade para fazer”, vincou a autarca socialista.

____________________