Recém nascida raptada na maternidade do Hospital Distrital de Santarém pela própria mãe

16 Setembro 2024, 14:25 Não Por André Azevedo

Uma bebé recém nascida foi raptada pela própria mãe na maternidade do Hospital Distrital de Santarém durante a noite de sexta-feira, 13 de setembro, por volta das 23h20. A informação foi confirmada ao NS por fonte do hospital e da Polícia de Segurança Pública de Santarém, que respondeu à ocorrência.

A recém nascida estava internada no serviço de neonatologia desde 23 de agosto a aguardar “resolução de situação social”, esclarece a administração do HDS. Segundo o NS apurou, a mãe já viu ser-lhe retirada a custódia de um filho pela segurança social e o Ministério Público requereu a aplicação de medidas cautelares de acolhimento familiar ou residencial à recém-nascida. Alegadamente a retirada da guarda do filho mais velho prende-se com problemas familiares e situações de violência doméstica.

A mãe da criança, de 26 anos, já tinha tido alta do serviço de neonatologia/obstetrícia2, mas permanecia na enfermaria como acompanhante da bebé.

A progenitora retirou a pulseira de segurança do pé da bebé e abandonou o HDS com a criança ocultada dentro de um saco de pano. A fuga foi captada pelo sistema de videovigilância do Hospital.

No quarto onde a criança documentação, receituário e várias roupas da recém nascida. A pulseira foi encontrada sem qualquer dano no interior de um armário junto à cama. O facto de ter forçado a pulseira sem lhe causar deixado a recém nascida com ferimentos.

O NS sabe que o pai da bebé esteve a visitá-la, e à mãe, por volta das 18h00 do dia do desaparecimento.

Embora a PSP tenha respondido em primeira instância à ocorrência, a investigação passou para a esfera da Polícia Judiciária.

______
____________________