Recebeu um e-mail da Polícia Judiciária? Tenha cuidado!

16 Setembro 2022, 8:27 Não Por João Dinis

A Polícia Judiciária (PJ) alerta para a existência de uma campanha de “phishing”, que além de utilizar abusivamente os logotipos da Policia Judiciária e da Interpol, bem como o nome do Sr. Diretor Nacional da PJ e outras entidades ligadas à justiça, pode aceder aos dados dos cidadãos mais incautos.

A mensagem enviada através de várias plataformas de correio electrónico,  simula uma pretensa convocação, mas mais não pretende que fazer os utilizadores acederem a links que dão acesso a páginas web com vírus ou software malicioso (malware) e pode ocorrer em qualquer sistema informático (PC, Tablet ou Telemóvel).

A PJ aconselha os destinatários deste email fraudulento a não executar os comandos que a mensagem proponha, a bloquear imediatamente o remetente, a reportar o spam e a apagar a mensagem. Não devem clicar em links dela constantes ou abrir qualquer anexo remetido com este tipo de emails.

A Polícia Judiciária desenvolve diligências para identificar a origem e autoria deste tipo de mensagens.

A PJ alerta ainda os cidadãos que deverão ter cuidados redobrados e em caso de dúvida contactar as autoridades antes de realizar qualquer instrução no e-mail ou computador.

__________________________________________________________________________________________