Rastreio do Cancro da Mama regressa ao concelho de Azambuja em 2025
2 Janeiro 2025, 15:30A Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Sul (LPCC-NRS), em parceria com o Serviço Nacional de Saúde (SNS), dará continuidade à campanha de rastreio do cancro da mama no concelho de Azambuja, entre os dias 3 de janeiro e 3 de fevereiro de 2025. O atendimento será realizado numa unidade móvel, que estará presente em diferentes locais do município. De 3 a 6 de janeiro, a unidade estará em Manique do Intendente, junto à Junta de Freguesia. Nos dias 7 e 8 de janeiro, será a vez de Alcoentre, junto aos Bombeiros Voluntários. De 9 a 15 de janeiro, o rastreio ocorrerá em Aveiras de Cima, junto à Junta de Freguesia, e de 16 de janeiro a 3 de fevereiro, a unidade estará em Azambuja, no Páteo Valverde.
A campanha destina-se a mulheres com idades entre os 50 e os 69 anos que cumpram certos requisitos, como não apresentarem alterações ou sintomas mamários, não possuírem próteses mamárias, não terem realizado mastectomia e não terem histórico de cancro da mama. Recomenda-se que este rastreio seja realizado de dois em dois anos para uma monitorização eficaz.
A unidade móvel contará com equipamentos digitais de última geração, garantindo maior precisão no diagnóstico, e será operada por uma equipa técnica especializada na área do cancro da mama. Desde o início destas campanhas em 1997, foram realizadas cerca de 5 milhões de mamografias em Portugal, das quais 1 milhão apenas na região Sul.
Um inquérito realizado pela LPCC-NRS em 2023 revelou que 98,8% das utentes expressaram satisfação ou grande satisfação com o serviço prestado. A LPCC assegura que todas as medidas de segurança e higienização serão rigorosamente cumpridas para proporcionar um ambiente seguro durante o rastreio. A continuidade desta iniciativa reflete o compromisso da LPCC-NRS e do SNS com a deteção precoce do cancro da mama, reforçando a importância da prevenção e do acompanhamento regular para a saúde das mulheres.