Radares “foram colocados em zonas de elevada sinistralidade e estão ainda em fase de testes”
17 Maio 2023, 15:50Nas últimas semanas a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) colocou dois novos radares nas Estradas Nacionais 119, em Foros de Almada) e 251, junto à zona dos Pavões, Couço, zonas que são consideradas de “elevada sinistralidade”.
Rui Ribeiro, Presidente da ANSR, reconhece ao NS que “é fundamental uma intervenção ao nível de infraestrutura” , nas estradas onde foram colocados os radares, salientando que “é necessário fazer uma desmistificação da questão da caça à multa estar intimamente ligada aos radares”, uma vez que estes são colocados apenas para garantir que os automobilistas circulam à velocidade “para a qual as estradas estão concebidas”.
Segundo o responsável “está claríssimo e os dados mostram que nos sítios onde há radares a sinistralidade rodoviária diminuiu dramaticamente, foram salvas vidas”, fator que foi determinante para a colocação dos aparelhos nestes dois pontos “negros” nas estradas dos concelhos de Benavente e Coruche, reforçando Rui Ribeiro que “os radares foram colocados em zonas de sinistralidade elevada”.
De acordo com as indicações do Presidente da ANSR os radares estão, para já, em fase de testes, sendo que a sua entrada em funcionamento será “amplamente divulgada”, “ninguém vai ser apanhado de surpresa”, disse.
O NS contactou ainda a Infraestruturas de Portugal (IP) sobre a intervenção a realizar nas referidas vias, não tendo no entanto recebido resposta até ao momento.