Quinta Gala do Circo de Samora Correia fez mais uma “justa homenagem” ao circo e às suas gentes (com Fotos)

27 Janeiro 2023, 17:39 Não Por João Dinis

Depois de quatro edições realizadas no Centro Cultural de Samora Correia, a quinta edição da Gala do Circo de Samora Correia realizou-se numa tenta instalada junto ao Centro Cultural, que engrandeceu ainda mais o momento, em que foram homenageadas as gentes e personalidades ligadas ao circo.

Foram cercas de 600 as pessoas lotaram os lugares disponíveis e assistiram ao espectáculo que contou este ano com números de malabarismo, acrobacias aéreas e de chão, momentos cómicos, palhaços e uma presença inesperada de António Calvário, que marcou a gala interpretando alguns temas do seu vasto reportório.

A Gala do Circo de Samora Correia é uma ideia original de José Ribeiro “Zé Morto”, a que desde o primeiro momento se associou a Câmara Municipal de Benavente, homenageou este ano Tomás da Silva, Odete M.M. Munõz e Rosalina A.A. Carvalho, três artistas retirados e atribuiu o Prémio Excelência a Lindsey Calção.

Para Carlos Coutinho, Presidente da Câmara Municipal de Benavente, o facto do município se associar a esta gala faz todo o sentido porque “o circo merecia que efectivamente fosse reconhecido, dado que a arte circense, como eu costumo dizer, está no nosso imaginário e foi sempre uma arte difícil”, pelo que se torna justo que “homenageamos o circo.”

Ano após ano a organização da Gala tem procurado melhorar o evento, e “este ano acho que em boa hora voltamos àquilo que eu acho que é estarmos em casa, porque efectivamente temos feito nas galas no centro Cultural, mas o ambiente de circo é efectivamente na tenda, e este ano fizemos esta homenagem no espaço que é próprio, e por isso mesmo creio que estamos todos de parabéns, porque efectivamente creio que é um momento importante”, salienta o autarca.

Carlos Coutinho releva também o facto de os artistas estarem cada vez mais a dar importância à Gala do Circo de Samora Correia, sentindo-se agora “honrados por esta iniciativa”, algo que deixa a autarquia “muito satisfeita”, de ter aceite o desafio do mentor da iniciativa, José Ribeiro.

Com esta Gala Samora Correia honra também o seu passado, “porque também por aqui passaram muitas famílias ligadas ao circo, que eram obviamente itinerantes e que ficavam aqui”, frisa, acrescentando que “na memória de muita gente estão algumas famílias importantes do circo que aqui se fixaram, que aqui frequentavam a escola, como acontecia em tantos pontos do país”.

Dado o sucesso que ano após ano a Gala do Circo está a ter, o autarca admite mesmo a possibilidade de alocar mais iniciativas ligadas à arte circense, “do que está na génese desta iniciativa é genuinamente fazermos o reconhecimento e homenagem ao circo e às suas gentes, ano após ano temos vindo a melhorar e seguramente que no próximo ano esperamos dar mais um passo e tudo é possível”, conclui.

____________________