A Quinta da Alorna, em Almeirim, irá dotar o seu espaço de uma sala de enoturismo e eventos corporativos, que vão dotar a conhecida adega de mais um espaço dedicado do turismo.
Com um projeto da autoria do Atelier Miguel Lopo de Carvalho Arquitetos e edificada pela Beelt, as intervenções compreendem o que é um antigo pombal e a antiga adega da Quinta da Alorna, num projeto que cruza o passado e futuro e dará forma a um espaço onde se vive e conta a história em todos os detalhes.
Este novo edifício terá como designação “Sala José Santos”, um reconhecimento do Conselho de Administração da Quinta da Alorna a José Santos, o colaborador mais antigo da Propriedade. Ao longo de mais de sete décadas de dedicação, José Santos trabalhou com três gerações da família Lopo de Carvalho e continua, ainda hoje, a integrar a estrutura.
A nova sala de enoturismo e eventos resulta na reabilitação de dois espaços, junto da Alameda dos Plátanos, assim como na sua ampliação, através de uma construção adjacente de apoio logístico às atividades a desenvolver
A antiga adega e o antigo pombal vão ser reabilitados para dar origem à Biblioteca de Vinhos, zona exclusivamente dedicada ao portefólio vitivinícola e aos 300 anos de história da Quinta da Alorna. O investimento estende-se também a um espaço destinado a eventos corporativos e institucionais, conectado com a sala de barricas, onde estão a estagiar os vinhos da Quinta da Alorna até à sua integração no mercado, e a Biblioteca de Vinhos.
“Através da construção da Sala José Santos, procuramos valorizar o património tricentenário da Quinta da Alorna. Este novo espaço vai permitir-nos estar mais próximo dos consumidores e parceiros, envolvendo-os num ambiente totalmente personalizado e que promove uma imersão à nossa história e cultura vitivinícola”, destaca Tomás Caiado, Diretor Comercial da Quinta da Alorna.
A conclusão da obra está prevista para o segundo trimestre de 2026, assim como a abertura ao público.






