PSP, GNR e Bombeiros do concelho de Vila Franca de Xira recebem benefícios fiscais da autarquia (com Fotos)

20 Novembro 2023, 19:51 Não Por João Dinis

Os Polícias (PSP), Guardas (GNR) e agentes da Proteção Civil (Bombeiros) do concelho de Vila Franca de Xira vão a partir de janeiro de 2024 ter acesso gratuito ou privilegiado a alguns equipamentos do Município de Vila Franca de Xira, bem como beneficiar de alguns descontos e isenções em taxas municipais, como o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) e Imposto Municipal Sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT), depois de assinados os protocolos de concessão de direitos e benefícios, em cerimónia realizada esta segunda-feira, no Salão Nobre dos Paços de Concelho de Vila Franca de Xira.

A cerimónia, presidida pela de Estado da Administração Interna, Isabel Oneto e pelo Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Fernando Paulo Ferreira, contou com a presença dos Comandantes nacionais da PSP e GNR, bem como inúmeros representantes regionais e concelhios das forças de segurança, Bombeiros e Proteção Civil.

Para o autarca este “momento simbólico” é o reflexo do reconhecimento do concelho das funções diferenciadas praticadas por cada um dos representantes das entidades com as quais o Município assinou os protocolos.

Considerando que os elementos da Segurança e Proteção Civil são “peças fundamentais para o normal funcionamento da sociedae”, Fernando Paulo Ferreira demonstrou satisfação por poder dar um pequeno contributo àqueles que muitas vezes se sacrificam em prol da sociedade.

O autarca demonstrou-se no entanto preocupado com o decrescente número de bombeiros voluntários no concelho, abaixo dos números de 2011, pelo que entende ser urgente rever esta problemática, não só no concelho de Vila Franca de Xira, mas mesmo a nível nacional.

Além de acesso a equipamentos municipais e isenções, os polícias e guardas que estejam colocados no concelho podem, a partir de janeiro, frequentar os refeitórios escolares mais próximos das áreas onde se encontram a prestar serviço, a exemplo do que acontece agora na sede de concelho.

Para a Secretária de Estado da Administração Interna, Isabel Oneto, esta iniciativa da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira é demonstrativa e reconhecedora da “importância e trabalho realizado pelos agentes de segurança e proteção civil no concelho”.

A governante salientou ainda que nos últimos anos o Governo tem procurado valorizar as carreiras dos agentes e guardas, referindo mesmo que ambas as entidades tiveram no último ano orçamentos de mil milhões de euros.

____________________