O Governo lançou um concurso internacional para a aquisição de 649 veículos destinados à Polícia de Segurança Pública (PSP) e à Guarda Nacional Republicana (GNR), com um investimento total de 20,1 milhões de euros, conforme anuncia o Diário da República desta segunda-feira, 20 de outubro.
Este procedimento, dividido em 45 lotes, pretende entregar diversos tipos de veículos, incluindo motociclos de várias cilindradas, automóveis ligeiros, utilitários comerciais, autocarros, além de veículos elétricos para a GNR, que serão 10 em total, ao preço de 375.100 euros. Os interessados podem concorrer a todos os lotes e o critério de adjudicação será, principalmente, o preço (80%), seguido da qualidade (20%). A entrega dos veículos está prevista até o final do próximo ano, reforçando assim o parque automóvel das forças de segurança nacional.
Este investimento surge na sequência de outros dois anteriores, incluindo a aquisição de 2.152 viaturas pela PSP e GNR, entre 2017 e 2021, num valor de aproximadamente 52 milhões de euros. O objetivo do executivo é modernizar a frota de veículos destas instituições, aumentar a eficácia do policiamento e melhorar as condições de trabalho dos agentes.
A iniciativa faz parte de um conjunto de ações de reforço e atualização das forças de segurança, que também inclui obras de infraestruturas e equipamentos complementares, apoiadas pelo Plano de Infraestruturas e Equipamentos das Forças e Serviços de Segurança.






