PSD de Benavente acusa executivo municipal de ““despejar” milhares de euros para cima de uma estratégia de turismo de gastronomia errada”

23 Maio 2022, 22:03 Não Por Redacção

A Comissão Política do PSD de Benavente acusou hoje o executivo municipal de Benavente, liderado pela CDU e PS, de ““despejar” milhares de euros para cima de uma estratégia de turismo de gastronomia errada”.

Em comunicado enviado à imprensa, o PSD de Benavente faz o seu balanço da quarta edição do Festival do Arroz Carolino, que “tem um custo para os cofres do Município que se estima ser já superior a 300 mil euros, e que a somar ao custo das outras três edições coloca os festivais do arroz na casa de 1 milhão de euros”, valor que entendem não ter tido o retorno adequado.

“A festa esteve bonita: bons concertos musicais e muita animação”, reconhecem, mas para os social-democratas “quando se trata do dinheiro dos impostos cobrados aos nossos Munícipes e às nossas Empresas, há que fazer um escrutínio muito sério sobre a sua utilização, que deve acontecer sempre numa lógica de retorno económico para a população.

Em 2016, na altura a maioria CDU anunciou que a sua estratégia de valorização turística para o concelho de Benavente passava pela promoção do Arroz Carolino das Lezírias Ribatejanas IGP (Indicação Geográfica Protegida), que é gerida pela empresa Orivárzea, S.A., algo que para o PSD de Benavente deveria ter sido feito de outra forma, e apesar da validação da Entidade Regional de Turismo, deveria ter também tido em conta a opinião “dos empresários da restauração do nosso concelho que ainda hoje não compreendem como é que a autarquia aposta centenas de milhares de euros numa “guarnição” quando somos uma referência gastronómica em pratos como o Cozido de Carnes Bravas ou o Torricado de Bacalhau”.

Para o PSD a prova dos factos que apresentam em comunicado é o facto de que “apenas dois restaurantes aceitaram o convite para participar, tendo a Câmara recorrido a associações voluntárias para completar o espaço disponível na tenda destinada à restauração”, lamentando que “perante tantas evidências, a CDU continua a “despejar” milhares de euros para cima de uma estratégia de turismo de gastronomia sobre a qual o PSD diz, desde o início, estar errada.”

Para o PSD “não está em causa a qualidade do produto Arroz Carolino das Lezírias Ribatejanas, que é inquestionável. Nem está em causa a qualidade do Festival, onde durante um fim-de-semana podemos assistir a bons concertos e passar bons momentos com amigos e família”, mas sim “o gasto de dinheiro público numa estratégia que devia atrair visitantes ao nosso concelho durante todo o ano, para comerem pratos de Arroz Carolino nos nossos restaurantes, mas que passados 5 anos continua sem quaisquer efeitos práticos. Até a Confraria do Arroz Carolino conforme nasceu, logo morreu!”

“Após tantas centenas de milhares de euros gastos, era de esperar que todos os restaurantes do nosso concelho utilizassem nas suas cartas pratos com Arroz Carolino das Lezírias Ribatejanas, facto que não acontece por várias razões, sendo que as principais são a dificuldade em trabalhar o produto e o facto de acharem que o seu concelho, que já deixou “fugir” as enguias, continua a seguir o caminho errado”, acrescentam no comunicado, em que deixam ainda três questões ao executivo municipal, sobre qual foi o retorno do investimento “de cerca de 1 milhão de euros gastos em 4 fins-de-semana de festivais do arroz”, qual foi o critério para se apostar no arroz carolino das lezírias quando “o nosso concelho era (e é) conhecido pelas Carnes Bravas e pelo Torricado de Bacalhau” e se será “legítimo a Câmara Municipal de Benavente apostar milhares de euros numa estratégia que só promove uma única marca de arroz propriedade de uma empresa que até está sediada num concelho vizinho?”.

 O PSD refere ainda esperar que “a Câmara Municipal possa inverter este caminho de teimosia”, anunciando ainda que se no futuro governarem o município “criaremos uma nova estratégia em conjunto com todos os empresários da restauração do nosso concelho, ouvindo também o nosso comércio local, fazendo uma forte aposta, por exemplo, no Cozido de Carnes Bravas”, transformando-o na “nossa “marca identitária” que tornaremos o nosso concelho conhecido em todo país e que traremos cá turistas que farão a sua refeição e comprarão no comércio local durante 12 meses e não apenas durante um fim-de-semana do ano.”

“E quanto ao Festival, o evento será melhorado e transformado no Festival do Cozido das Carnes Bravas, onde não faltará Arroz Doce para a sobremesa (com Carolino, como deve ser)”, concluem os sociais democratas de Benavente.

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