PS recandidata vereador Miguel Paulo à Câmara de Rio Maior

6 Fevereiro 2025, 14:49 Não Por Lusa

O PS vai candidatar o presidente da Concelhia local e vereador Miguel Paulo à Câmara de Rio Maior nas próximas eleições autárquicas, informou a Federação Distrital de Santarém do partido.

Convicto de que “Rio Maior precisa de uma estratégia global de desenvolvimento”, Miguel Paulo vai disputar a presidência da Câmara deste concelho do distrito de Santarém, que considera ter “um grande potencial, quer nos seus recursos endógenos, quer pela posição geográfica estratégica que tem”.

À agência Lusa, o socialista sublinhou a necessidade de “um planeamento para atrair para o concelho mais população, mais focos de desenvolvimento a nível empresarial, industrial e social e, portanto, dar-lhe uma nova dinâmica”.

O cabeça de lista do PS, que cumpre mandato como vereador sem pelouros no atual executivo, disse defender para o concelho “uma estratégia” que passe por “expandir as atuais estruturas desportivas” ligadas à Escola Superior de Desporto, para afirmar Rio Maior “face à concorrência que começa a existir quer a nível académico, quer a nível das infraestruturas, quer a nível da captação de eventos”.

A estratégia global de desenvolvimento que defende passa ainda por “acautelar as acessibilidades do concelho, em conjugação com a Infraestruturas de Portugal e o Estado”, bem como por uma melhor gestão da água e dos resíduos.

“É dos concelhos, a nível nacional, que mais água perde na sua rede, 49%, e tem de ter um plano para inverter isso”, disse Miguel Paulo, defendendo um modelo de gestão que ligue o abastecimento e o tratamento de resíduos.

Criticando “o estacionamento caótico, a sujidade e a falta de equipamentos urbanos”, o candidato socialista pretende apostar na melhoria dos centros urbanos da cidade e das freguesias e pôr fim ao “caos” na gestão das obras municipais, que “faz com que a Câmara tenha ações judiciais intentadas por particulares”.

“Há empreiteiros que não cumprem e não são responsabilizados”, apontou, acusando o atual executivo de “perder fundos comunitários por não cumprir prazos” e poder “comprometer outros quadros comunitários de apoio futuro, Portugal 2030, por exemplo”, disse.

Miguem Paulo tem 50 anos e é licenciado em Direito.

É consultor na área das energias renováveis em projetos de hidrogénio, solar e eólica, e na gestão de rede e armazenamento energético.

Militante do PS, foi vereador na Câmara de Rio Maior entre junho de 1998 e setembro de 2002 e candidato à autarquia nas últimas eleições autárquicas, cumprindo mandato como vereador na oposição.

Preside à Concelhia local do PS desde 2020.

A Câmara de Rio Maior é liderada Coligação Juntos pelo Futuro (PSD/CDS-PP) que, nas últimas eleições autárquicas, elegeu o presidente e quatro vereadores. O PS conta com dois vereadores sem pelouros atribuídos no executivo.

As eleições autárquicas deverão realizar-se entre setembro e outubro.

_________________

____________________