PS de Salvaterra de Magos congratula-se com reposição das freguesias
18 Dezembro 2024, 18:38A concelhia do Partido Socialista (PS) de Salvaterra de Magos veio hoje congratular-se com o facto do concelho de Salvaterra de Magos voltar a ter as 6 freguesias, depois do processo de desagregação ter sido validado pelos deputados na Assembleia da República.
“Depois de um longo processo político e administrativo, as populações dos Foros de Salvaterra e do Granho, assim como da Glória do Ribatejo e de Salvaterra de Magos voltam a ver reconhecida a sua dignidade histórica e identidade cultural”, salientam os socialistas.
Em nota o PS refere que ao longo de mais de uma década, o Partido Socialista manteve o seu compromisso de corrigir a injustiça que se revelou o processo de agregação administrativa.
Este foi “um caminho com avanços e recuos, que, apesar do empenho férreo de autarcas e dirigentes do PS, não deixou de contar com o imobilismo de algumas forças políticas, que defenderam sempre ‘nada fazer’ desde a agregação à desagregação, e com a bizarria de alguns protagonistas, com agendas pessoais defensoras da estratégia ‘quanto pior melhor’”.
Para Francisco Madelino, Presidente da Assembleia Municipal de Salvaterra de Magos, “um concelho com a sua história e identidade repostas, está mais preparado para ser dono do seu futuro”. Reforçou ainda que “este foi um processo que evidenciou a importância do trabalho partilhado e participado, envolvendo equipas e plataformas de diversos níveis, das Freguesias à Assembleia da República. Só com um forte empenho e alguma coragem, um partido organizado e uma estratégia bem definida, capaz de resistir às contrariedades permanentes, foi possível cumprir o compromisso que assumimos com as populações: a reposição das freguesias”.