PS de Benavente acusa director da Escola Secundária de ingenuidade ou incompetência

25 Março 2022, 8:12 Não Por Redacção

A concelhia do Partido Socialista (PS) de Benavente reagiu esta sexta-feira ao acolhimento da exposição itinerante “100 anos do PCP”, na Escola Secundária de Benavente, acusando o Director da Escola, Mário Santos de “ingenuidade ou incompetência”.

No entendimento dos socialistas, o Director do Agrupamento de Escolas não teve a devida preparação dos alunos, considerando estes que “os materiais expositivos foram colocados nas janelas de vidro e alumínio de um corredor, sem o devido enquadramento histórico e sem a necessária explicação do propósito, confundindo-se tal exposição com uma ação panfletária e incendiária, tão característica do modo de atuação do PCP, numa altura em que por coincidência estudantes e professores da Polónia, Itália, Letónia e Turquia visitavam a nossa Escola Secundária”, ao contrário do que aconteceu noutras escolas da Área Metropolitana de Lisboa, ou em outros locais de referência, insuspeitos, como a Biblioteca de Espinho ou o Museu da Cidade no Porto.

Para o PS “O Director do Agrupamento de Escolas de Benavente não podia ter escolhido pior local, nem encontrou melhores argumentos para se justificar: ao mesmo tempo que conseguiu retirar relevo histórico e dignidade aos materiais expositivos, invocou como termo de comparação ter-se realizado algo equivalente sobre o Nazismo, quando na realidade se tratou de uma exposição de trabalhos de alunos da Escola.”

A História é a História e o Partido Socialista não a renega. Lembrar a História, seja a de Portugal ou a Universal, é criar uma oportunidade para debater factos, lembrar momentos de glória e aprender com erros do passado. Por isso, recordar os 100 anos do PCP é recordar também momentos de glória do PS, o seu papel na construção da Democracia em Portugal e as inúmeras vezes em que o PS foi a barreira que o PCP nunca conseguir atravessar. Foi assim no 25 de Novembro e em todas as outras convulsões da nossa jovem Democracia, que sempre contou com a determinação e a firmeza do PS em aprofundar o sistema democrático português, contra as tentações totalitárias do PCP. Por fim, questiona o PS a explicação do Director do Agrupamento de Escolas de Benavente quanto ao interesse da exposição na escola: disciplina de História e de Português! E as outras? E os outros alunos? E os professores e funcionários? E as famílias? Por acaso não sabe o Sr. Director que Benavente regista uma das mais elevadas abstenções de Portugal, em eleições? “Não poderia aproveitar a oportunidade para promover o debate político e alargá-lo a toda a comunidade, em tempos como os que vivemos, realçando a importância da Política e dos seus Líderes na vida dos Povos?”, concluem referindo que o PS está “a desmascarar a ingenuidade ou a incompetência, mas também a apontar a incapacidade daqueles que só agora aqui chegaram, sem passado e sem ideologia, que se opõem sem argumentos e sem conhecimento dos factos, apenas e tão só pelo prazer de destruir ou de se fazerem notados.”

________________

_____________________

_____________________