Próxima Estratégia para a Integração das Comunidades Ciganas em vigor no segundo semestre

8 Abril 2023, 20:51 Não Por Lusa

A próxima Estratégia Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas (ENICC) vai entrar em vigor no segundo semestre, com especial enfoque no combate ao abandono escolar, adiantou hoje o gabinete da ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares.

Em comunicado, quando se assinala o Dia Internacional do Cigano, o gabinete de Ana Catarina Mendes diz que a atual, e primeira, ENICC (2013-2020) está em processo de avaliação, razão pela qual a sua vigência foi prorrogada “para responder aos desafios nesta área”.

“Para assim melhor preparar uma nova estratégia, que entrará em vigor no segundo semestre deste ano”, lê-se no comunicado.

Acrescenta que a “prioridade” de Ana Catarina Mendes para a próxima estratégia “é manter o combate ao abandono escolar precoce, que tem vindo a diminuir, de forma reiterada”.

“Também têm sido promovidas medidas orientadas para o incentivo e apoio à frequência de todos os níveis de ensino, incluindo o universitário, como são exemplo os muitos jovens que assumem a sua pertença a uma comunidade rica e diversa, tantas vezes vítima de preconceito e xenofobia”, lê-se no comunicado.

Acrescenta que “é pela educação que também se faz a inclusão, mas sem nunca perder de vista dimensões como a do emprego e da saúde, para proporcionar a estes cidadãos portugueses uma qualidade de vida digna e o objetivo de pleno exercício da cidadania”.

________________

________________________