Protecção Civil aprova novo Plano Municipal de Emergência de Benavente

25 Julho 2019, 15:01 Não Por João Dinis

A Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC) aprovou esta terça-feira, 23 de Julho, o novo Plano Municipal de Emergência de Benavente, que irá substituir o anterior, e até aqui em vigor, estando agora de acordo com a nova Lei, mais adequado às alterações legislativas, institucionais e operacionais entretanto ocorridas no sistema de Protecção Civil.

A informação foi prestada pela ANEPC à agência Lusa, que salienta que em ‘qualquer município, na ausência do plano de geração mais recente, vigora o anterior’, pelo que o que aconteceu em Benavente, como em outros 23 municípios, que viram o novo Plano Municipal de Emergência de Protecção Civil aprovado, foi uma ‘actualização’.

Estes planos municipais agora aprovados, foram enviados à ANEPC em Março, tendo decorrido neste período temporal a sua análise e posterior submissão à Comissão Nacional de Protecção Civil.

Estes planos agora aprovados são instrumentos de ‘terceira geração de planos de emergência de protecção civil, elaborados ao abrigo do regime jurídico que vigorou após 2015’ estando assim, ‘mais adequados às alterações legislativas, institucionais e operacionais entretanto ocorridas no sistema de protecção civil’, refere a ANEPC à Lusa.

Além de Benavente, foram ainda aprovados os Planos Municipais de Emergência e Protecção Civil dos concelhos de Braga, Cascais, Celorico de Basto, Góis, Santa Comba Dão, Soure, Tondela, Trancoso, Viana do Alentejo, Vila Nova de Paiva, Arronches, Castro Verde, Guimarães, Ílhavo, Lourinhã, Mafra, Mealhada, Mogadouro, São João da Madeira, Sintra, Tábua e Vila Franca de Xira.

________________

_____________________

_____________________