Proteção das fundações e reabilitação dos pilares da Ponte D. Amélia custou 1.7 Milhões de euros

7 Março 2023, 10:14 Não Por Redacção

A Infraestruturas de Portugal (IP) apresentou esta semana um balanço dos trabalhos desenvolvidos na Ponte D. Amélia, que liga os concelhos de Salvaterra de Magos ao Cartaxo, num reforço estrutural que visou a proteção das fundações e reabilitação dos pilares da travessia.

A intervenção visou reforçar as condições de integridade dos pilares da ponte e a proteção das suas fundações contra os efeitos da erosão provocada pela corrente do rio Tejo, tendo sido os trabalhos definidos após os resultados da inspeção subaquática, o levantamento batimétrico e o Estudo Hidrológico e Hidráulico realizado no trecho do rio onde se insere a ponte.

Os trabalhos centraram-se nomeadamente na limpeza das superfícies dos pilares e encontros, selagem das juntas entre pedras de alvenaria dos pilares e encontros, com o refechamento com uma argamassa à base de cal hidráulica natural e inertes, proteção da base dos pilares, através do encamisamento adicional da base dos pilares com recurso a cofragens metálicas e microbetão submerso e substituição dos aparelhos de apoio sobre o pilar P13 e encontro E2.

A ponte Rainha D. Amélia foi construída em 1903 e tem uma extensão total de 840 metros. Atualmente a sua gestão está protocolada entre a Infraestruturas de Portugal (IP) e as autarquias do Cartaxo e de Salvaterra de Magos, assumindo os municípios as responsabilidades globais de manutenção geral da estrutura metálica e de vigilância permanente e rigorosa sobre o comportamento das fundações. 

________________

_____________________

_____________________