Projeto “Ligue antes, salve vidas” prevê reduzir 40 a 70 atendimentos diários no Serviço de Urgência do Hospital de Santarém
15 Outubro 2024, 15:53A Unidade Local de Saúde da Lezíria do Tejo é a quinta unidade nacional a aderir ao projeto “Ligue antes, salve vidas”, dinamizado pelo Ministério da Saúde, que tem como objetivo descongestionar os Serviços de Urgência dos hospitais centrais, através de uma primeira triagem na Linha SNS24 que encaminha os doentes não urgentes (pulseiras azuis e verdes) para as Unidades de Cuidados de Saúde Primários.
Este projeto vai colocar os utentes “no local certo, à hora certa” garantiu João Ferreira, diretor clínico para os Cuidados de Saúde Primários da ULS Lezíria, durante a apresentação do projeto que decorreu no Hospital Distrital de Santarém, na manhã de terça-feira, 15 de outubro. João Ferreira explicou que serão reduzidos entre 40 a 70 atendimentos diários no Serviço de Urgência.
Segundo os dados apresentados pelo diretor clínico há cerca de 40 por cento de utentes triados com pulseiras azuis ou verdes na urgência geral, e quando se olha para a urgência pediátrica o número sobe para 66 por cento.
Além de desafogar as urgências para que possam focar-se nos casos mais críticos, o responsável menciona que, através da triagem pelo número 808 24 24 24, os pacientes são direcionados para o local apropriado e têm atendimento assegurado no centro de saúde, com hora marcada, o que previne demoras e visitas desnecessárias aos serviços de saúde. João Ferreira garantiu que todos os utentes terão vaga nas 24 horas a seguir ao contacto com a Linha, já que tem havido um reforço de médicos de família nas Unidades de Saúde Familiar da região, atingindo-se os 87 por cento de utentes com acesso a médico.
O projeto conta com o músico José Cid e a ex-atleta Susana Feitor para dar a cara pela campanha de comunicação e literacia para a saúde.