Projeto “Ginja” trabalha competências socioemocionais dos alunos de Azambuja

28 Novembro 2024, 12:43 Não Por Redacção

Já está em marcha a terceira edição do projeto “Ginja”, uma iniciativa de educação socioemocional que abrange os três Agrupamentos de Escolas e as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do Concelho de Azambuja.

Adotado pelo Município de Azambuja no ano letivo 2022/2023, o programa destina-se a crianças entre os 3 e os 12 anos, oferecendo uma abordagem lúdica e criativa para o desenvolvimento de competências socioemocionais. Composto por 18 sessões, o “Ginja” utiliza vídeos, canções, materiais educativos e atividades práticas, sendo fundamentado em sólidas evidências científicas.

No ano letivo anterior, a iniciativa foi alargada às IPSS do concelho com valências de apoio à infância, para além dos três Agrupamentos de Escolas, ampliando o impacto junto das crianças e respetivas comunidades.

O objetivo do programa é promover competências de autorregulação emocional e comportamental, reforçar a autoestima, autoconfiança e empatia das crianças, contribuindo para o seu bem-estar e crescimento harmonioso. Ao mesmo tempo, visa capacitar os jovens para que, no futuro, sejam adultos mais resilientes, autónomos e felizes, promovendo um impacto positivo na sociedade.

O Município de Azambuja reafirma assim o seu compromisso com a prevenção e promoção da literacia em saúde mental, investindo no desenvolvimento de ferramentas essenciais desde a infância.

Importa sublinhar que o “Ginja” foi validado pela Ordem dos Psicólogos Portugueses, que destaca a importância da aprendizagem socioemocional, especialmente durante os primeiros anos de vida, para o desenvolvimento integral das crianças.

Este esforço conjunto do município, escolas e instituições sociais demonstra um compromisso sólido em criar uma comunidade mais saudável e equilibrada.

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