Projeto “Caminhos” leva teatro, circo e concertos a 11 concelhos do Médio Tejo

16 Setembro 2024, 11:05 Não Por Lusa

Sob o mote “Caminhos – Um território em movimento”, dezenas de ações de formação e espetáculos de teatro, circo e concertos vão acontecer em outubro e novembro em 11 concelhos do Médio Tejo, numa programação cultural em rede.

“Caminhamos juntos em outubro e novembro de 2024 e o Caminhos – Cultura em Rede, chega ao Médio Tejo para promover a diversidade, a integração, a contemporaneidade e a identidade regional”, anunciou hoje a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Médio Tejo, entidade organizadora e com sede em Tomar (Santarém), tendo destacado uma “oferta cultural de programação em rede de acesso livre e gratuito”, que “assenta na proximidade e no conhecimento do território”.

O ciclo Caminhos no Médio Tejo, que agrega os 11 municípios da CIM, arranca no dia 11 de outubro com a peça teatral “A Visita”, de Pedro Giestas, no Centro Cultural Alfredo Keil, em Ferreira do Zêzere, às 21:30, indica a nota informativa.

No dia seguinte, 12 de outubro, também às 21:30, será a vez de o Museu Metalúrgica Duarte Ferreira, em Tramagal (Abrantes), acolher a peça de teatro “Emídio”, de Sandro William Junqueira & Giacomo Scalisi.

No dia 18, Constância recebe “Leituras Encenadas”, pelos alunos do Agrupamento de Escolas, às 18:00, culminando uma ação de capacitação de três dias com Miguel Sopas dedicada à leitura.

A música chega a Torres Novas no dia 19, às 21:30, com Nilson Dourado a atuar na Associação Cultural e Recreativa de Alcorriol.

Ourém também está na rota do programa Caminhos e recebe Eva Ribeiro, de 21 a 26 de outubro, com uma ação de capacitação dedicada ao estudo da linguagem ‘clown’, seguindo a ação de capacitação para Vila Nova da Barquinha, de 01 a 03 de novembro, onde decorrerá a apresentação pública, no dia 03, no auditório do Centro Cultural, às 16:00.

Ainda em outubro, de 28 a 31, “os trabalhadores por turnos de Alcanena serão convidados a participar numa experiência de escrita” com Ricardo Cabaça, denominada “Dramaturgia no território”, e que “será um projeto de continuidade em 2025”.

Em novembro, de 04 a 08, Ângelo Castanheira vai estar com os alunos da Universidade Sénior de Mação numa ação de capacitação de teatro, com apresentação pública no Cineteatro Municipal no dia 08 de novembro, às 18:00.

Já em Tomar, entre os dias 11 e 13, Marco Paiva promove a ação de capacitação “Como desenhar um território”, em momento direcionado para os membros do grupo de teatro Espaço Zero, na antiga escola EB1 de Carril, na Junceira.

A fechar o programa, o Entroncamento recebe no dia 23 o teatro de marionetas “Bonecos do Mercado”, no Mercado Municipal, às 11:00, e o Sardoal acolhe Rui Sousa, nos dias 22 e 23 de novembro, para um atelier de construção de marionetas, no Centro Cultural Gil Vicente.

Cofinanciado pelo Centro 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER, o Caminhos arrancou em 2017, envolvendo “uma equipa multidisciplinar formada por agentes dos municípios associados da CIM Médio Tejo”.

O projeto surgiu da vontade de apresentar às populações da região “ofertas culturais alternativas, arrojadas e que colocassem o território no mapa artístico e cultural a nível nacional e internacional”, acrescenta.

A informação pormenorizada pode ser consultada em caminhos.mediotejo.pt

____________________

____________________