Programa tem 20 mil euros para apoiar projectos inovadores no Alentejo

30 Dezembro 2022, 10:42 Não Por Redacção

Numa parceria entre a NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém, numa iniciativa conjunto com as associações empresariais NERPOR – Associação Empresarial da Região de Portalegre, NERBE/AEBAL – Associação Empresarial do Baixo Alentejo e Litoral e NERE – Núcleo Empresarial da Região de Évora, decorre até dia 9 de Janeiro o prazo para apresentação de candidaturas ao concurso Alentejo Inovar+2.0, uma iniciativa do projecto Inovar+2.0, que distribuirá 20 mil euros aos projectos vencedores da iniciativa.

O concurso visa premiar os melhores projetos empresariais inovadores desenvolvidos por PME das regiões NUTIII do Alentejo, valorizando aqueles que promovam a inovação empresarial e que contribuam para o desenvolvimento de novos bens e serviços, visando o aumento da produtividade e/ou capacidade de criação de valor.

Os projectos candidatos deverão estimular o desenvolvimento dos sectores estratégicos regionais nas diferentes áreas de inovação, de acordo com a estratégia regional de especialização inteligente do Alentejo para 2030, nomeadamente em áreas como a Bioeconomia Sustentável, Energia Sustentável, Mobilidade e Logística, Serviços de Turismo e Hospitalidade, Ecossistemas Culturais e Criativos e Inovação Social e Cidadania.

O concurso Alentejo Inovar+2.0 vai distinguir e apoiar os projectos que promovam a inovação empresarial através de apoio na aceleração para os melhores 12 projectos, bem como através da atribuição de 5.000 euros para o primeiro classificado de cada região NUT III do Alentejo (Alto Alentejo, Alentejo Central, Baixo Alentejo e Lezíria do Tejo), num total de 20.000 euros para apoiar projetos de inovação nas empresas do Alentejo.

Do distrito de Santarém, são, desta forma, elegíveis projetos inovadores de PME com sede nos concelhos da Lezíria do Tejo, nomeadamente Almeirim, Alpiarça, Azambuja, Benavente, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Golegã, Rio Maior, Salvaterra de Magos e Santarém. As candidaturas podem ser submetidas até ao próximo dia 9 de Janeiro através do preenchimento do formulário em https://inovardoispontozero.pt/concurso/.

“Este tipo de programas permitem alavancar o desenvolvimento empresarial da nossa região de forma diferenciada, aumentado o potencial de fixação de novas empresas. O Concurso Inovar +2.0 irá possibilitar um trabalho contínuo e ajustado com novas empresas que pretendem melhorar o seu plano de negócios através da capacitação especializada e da incorporação de novas metodologias e tecnologias no seu dia-a-dia”, refere António Campos, Presidente da Comissão Executiva da NERSANT.

De referir que o projeto Inovar+2.0 pretende reforçar a iniciativa empresarial das PME da região Alentejo para o desenvolvimento de processos de Inovação, estimulando práticas de cooperação e competição, sensibilizando e capacitando as PME para os fatores críticos de competitividade nos domínios da inovação, assentes nos Domínios de Especialização da RIS3 Alentejo. É uma iniciativa das Associações Empresariais NERSANT, NERPOR, NERBE/AEBAL e NERE, cofinanciada pelo programa Alentejo2020 e FEDER.

________________

_____________________

_____________________