Programa de combate ao insucesso escolar em Salvaterra revela-se um sucesso

2 Agosto 2019, 19:04 Não Por Redacção

A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos desenvolveu, ao longo do ano letivo 2018/ 2019, um conjunto de actividades destinadas a alunos, pais, professores, educadores, técnicos, entre outros, que envolveram um total de 3202 beneficiários, no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar.

Nos projetos MusicArt e Fisicamente, a Equipa Multidisciplinar de Intervenção Comunitária (EMIC) e os técnicos de Desporto do Município realizaram sessões de expressão musical/ artística e de actividade física, com o objectivo de estimular nas crianças do ensino pré-escolar dos Agrupamentos de Escolas de Marinhais e de Salvaterra de Magos competências socioemocionais e fisicomotoras, com vista à promoção do sucesso e do bom desempenho escolar.

Paralelamente, foram dinamizadas três edições do programa Grupos de Pais, que pretenderam promover espaços de partilha e desenvolver actividades de suporte e formação parental.

Enquadrado na Academia de Inteligência Emocional, foi desenvolvido o programa “Empreenser”, destinado a jovens entre os 13 e os 18 anos, com actividades que fomentaram o espírito de empreendedorismo e o trabalho em equipa.

No âmbito da Oficina de Emoções foram realizadas sessões de sensibilização sobre a temática do bullying e ciberbullying e dinâmicas em contexto de sala de aula decorrentes da actividade Hora do Conto, realizada na Biblioteca Municipal de Salvaterra de Magos.

Realizaram-se igualmente sessões de capacitação de Psicomotricidade dirigidas a educadores dos dois agrupamentos de escolas e a técnicos de Desporto do Município, assim como formação Mindfulness para professores.

Além destas, foram também desenvolvidas, nomeadamente, actividades de apoio aos programas de OTL, dinamizados pela Câmara Municipal nas férias da Páscoa e do Verão, seminários, acompanhamento de alunos em sessões de mentoria, roadshow do Laboratório Móvel de Inovação e Aprendizagens, ações de sensibilização a toda a comunidade educativa, avaliações e acompanhamentos psicológicos, acompanhamentos familiares individualizados, reuniões de trabalho com os agrupamentos de escolas.

Os projectos terão continuidade no próximo ano lectivo, a par de, entre outras, a criação de salas do futuro e de oficinas de Mindfulness no 1º ciclo, dinamização de aulas na natureza, realização de diversos seminários e conferências sobre partilha de boas práticas na educação, empreendedorismo e inovação.

O PIICIE LT visa promover o sucesso educativo dos alunos e a qualidade e eficiência do sistema de educação e formação, reduzir o abandono escolar e combater o insucesso, promovendo uma igualdade no acesso ao ensino.

Fotografia: Direitos Reservados

________________

_____________________

_____________________