Profissional de Salvaterra de Magos aposta na sustentabilidade energética

3 Janeiro 2023, 12:33 Não Por Redacção

A Escola Profissional de Salvaterra de Magos (EPSM) irá em 2023 apostar numa melhoria das condições energéticas das suas instalações, com o objectivo de “reduzir a pegada ecológica”, tendo para isso apresentado uma candidatura ao projecto de Apoio à Renovação e Aumento do Desempenho Energético dos Edifícios de Serviços, no âmbito do PRR.

Segundo anuncia o estabelecimento escolar, o projecto “prevê algumas intervenções nas instalações visando a sua sustentabilidade e a reabilitação energética”, contemplando a instalação de sistemas de produção de energia elétrica para autoconsumo, a melhoria do isolamento térmico e a instalação de sistema de AVAC (aquecimento, ventilação e ar condicionado).

A aposta surgiu depois da realização de uma formação interna dirigida à comunidade escolar, com colaboradores e alunos que participaram no programa Erasmus a apresentarem propostas “para tornar a EPSM uma escola mais sustentável, reduzindo consumos energéticos e consumíveis”.

A aceleração da digitalização dos processos administrativos e pedagógicos, iniciada durante a pandemia, foi uma das muitas propostas apresentadas”, anunciam.

No âmbito do ERAMUS+, os nossos colaboradores puderam observar as melhores práticas ambientais em alguns países, como a Finlândia, a Alemanha ou a Dinamarca. Apesar de estarmos ainda longe dessa realidade, procurámos replicar na EPSM algumas das boas práticas que observámos, dando assim o nosso contributo para que possamos utilizar os nossos recursos de uma forma mais inteligente e eficiente, reduzindo  desse  modo a nossa pegada ambiental. Estamos também a trabalhar para que alguns dos próximos projetos de Provas de Aptidão Profissional possam direccionar-se para este tema da sustentabilidade e da transformação digital, sempre em parceria com as empresas”, salienta Duarte Bernardo, Presidente da Direcção da EPSM, que anuncia ainda que para breve estão já previstas diversas iniciativas que envolverão toda a comunidade escolar em torno deste objetivo comum.  

________________

________________________