Primeiro Ministro inaugura requalificação de Igreja de São João de Alporão (com Vídeo e Fotos)
22 Novembro 2024, 18:21Após mais de uma década encerrada ao público por razões de segurança, a Igreja de São João de Alporão, em Santarém, considerada Monumento Nacional, reabriu as suas portas com a conclusão da primeira fase das obras de requalificação, na sexta-feira, 22 de novembro. A cerimónia contou com a presença do Primeiro-Ministro, Luis Montenegro.
A intervenção teve como objetivo primordial a preservação e estabilização da estrutura, focando-se nos elementos exteriores e na cobertura, essenciais para proteger este importante património das agressões externas.
Entre as principais obras realizadas, destaca-se a construção de um muro de contenção a sul, acompanhado por uma escavação arqueológica e pela posterior impermeabilização para drenar águas pluviais. Foi ainda realizada a melhoria do sistema de drenagem do restante edifício, a implementação de percursos pedonais mais acessíveis na área envolvente, respeitando o traçado histórico, e a impermeabilização de terraços e da cobertura com materiais resistentes a raios UV, garantindo uma solução duradoura e segura. Além disso, houve substituição de elementos deteriorados, como telhas e zinco, assim como a manutenção da estrutura metálica. Por fim, prepararam-se e limparam-se as áreas necessárias, assegurando condições para uma conservação sustentável a longo prazo.
O projeto, que envolveu um investimento de 777.924,13 euros, foi cofinanciado em 85% pelo programa Portugal 2020 (FEDER), com uma comparticipação de 661.235,51 euros.
A requalificação deste espaço representa um marco na valorização do património histórico e cultural da cidade de Santarém. A Igreja de São João de Alporão, que alberga séculos de história, volta agora a integrar o quotidiano da comunidade, proporcionando um espaço seguro e restaurado que honra o seu legado arquitetónico e cultural.
Na sua intervenção o Primeiro-Ministro, Luis Montenegro, congratulou o Município de Santarém pela boa aplicação de fundos europeus na requalificação da Igreja de São João de Alporão e pela sua contribuição em “preservar a identidade do nosso país”, referindo também que quando estes apoios são “desperdiçados ou desbaratados (…) não foram capazes de se verificar disponíveis para outras utilizações que poderiam ter sido muito melhores”.
Luis Montenegro congratulou ainda o Município pelo trabalho feito na requalificação do Centro Histórico de Santarém e na promoção da cultura popular que “estimula o sentimento de comunidade”.
O presidente da Câmara de Santarém, João Leite, referiu na sua intervenção que esta é mais uma intervenção que contribui para a requalificação do Centro Histórico da cidade, lembrando que nos últimos três anos já foram investidos mais de 27 milhões de euros nesta iniciativa, contando-se a requalificação da Praça Visconde Serra do Pilar, Portas do Sol, Largo da Alcáçova, ou o Largo Ramiro Nobre.
“Não há nenhum centro histórico que esteja pronto hoje ou amanhã”, vincou João Leite, reiterando que o trabalho de requalificação é “um trabalho continuo”. O autarca indicou ainda que em vista ao futuro estão projetos como a requalificação das muralhas ou a requalificação da frente ribeirinha, que integra também o centro histórico da cidade.