Primeiro curso superior em produção bioindustrial de insetos nasce em Santarém

10 Agosto 2024, 14:59 Não Por André Azevedo

O Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) em Produção Bioindustrial de Insetos, foi aprovado pelo Governo e irá funcionar na Escola Superior Agrária de Santarém, Instituto Politécnico de Santarém, estando as candidaturas abertas até 23 de agosto, revela a empresa Insctera em nota de imprensa.

“Com a aprovação deste curso superior, Santarém torna-se indubitavelmente o cerne de um Novo Setor Bioindustrial”, afirma a empresa.

A criação deste curso faz parte dos objetivos previstos na Agenda Mobilizadora InsectERA, que visa a criação efetiva de um novo setor bioindustrial em Portugal, e integra o projeto Insect Training Network, uma rede de cursos superiores e de formações curtas liderada pela Egas Moniz School of Health and Science, no âmbito da Agenda, e que deverá formar os quadros que irão integrar as empresas apoiadas por esta agenda do PRR.

Os alunos que optarem por este curso superior, terão os seus estágios assegurados nas empresas do setor que estão instaladas em Santarém, “para além de que a generalidade destes novos diplomados terão emprego garantido neste novo setor que deverá gerar mais de 100 novos postos de trabalho em Santarém até 2025”, garante a Insectera.

Um dos maiores destaques do curso técnico superior na produção bioindustrial de insetos que nasce em Santarém é a sua ligação com o Entopreneur Center, um centro de empreendedorismo que nasce igualmente em Santarém e que é gerido em colaboração com a P-BIO no âmbito da Agenda Mobilizadora InsectERA. Assim, será permitido aos alunos e a outros interessados desenvolver as suas competências empresariais e fomentar a criação de novas empresas neste setor, sendo criadas formações como o Insect bootcamp que visam a transferência de conhecimentos e tecnologias, com o objetivo último de criar sinergias, fomentar o setor e alavancar Portugal.

A empresa garante ainda “que estão previstos investimentos em novos espaços industriais, que serão geradores de emprego, em especial em trabalhadores formados e credenciados para o setor, como acontece com os alunos do Cursos Técnico Superior de Produção Bioindustrial de Insetos”. Assim, um aluno que ingresse no curso em setembro de 2024 estará a estagiar numa das empresas do setor em Santarém, como a EntoGreen, a Thunder Foods ou a Cricket Farming Company, em 2025.

Saiba mais sobre o curso aqui.

______
____________________