Presidente de Santarém define regeneração urbana e valorização do rio Tejo como prioridades do mandato
18 Setembro 2024, 9:38O novo presidente da Câmara de Santarém, João Leite, estabeleceu um conjunto de prioridades para o seu mandato, com destaque para a regeneração urbana, nomadamente a requalificação da área ribeirinha de Santarém “e a valorização do rio Tejo”.
“Estou empenhado em apresentar uma solução para a requalificação da zona ribeirinha. Já passou tempo de mais. Temos que dar uma resposta para que a população possa usufruir deste património natural e o rio tem um potencial enorme que tem de ser valorizado”, disse à Lusa o autarca.
Segundo o responsável, o objetivo passa por criar um parque verde urbano com equipamentos ambientais, adiantando ainda que o projeto já tem fundos comunitários assegurados e deverá ser apresentado em março de 2024.
A requalificação do acesso norte da cidade é outras das prioridades do novo executivo, com a construção de duas rotundas e uma faixa de rodagem com três vias.
Esta requalificação, segundo João Leite, vai começar ainda este ano com a demolição de edifícios devolutos na Avenida Francisco Sá Carneiro, demolições essas que têm o objetivo de “dar uma dignidade diferente a umas das principais entradas da cidade”, explicou João Leite.
Ainda na área da regeneração Urbana, o executivo quer requalificar o Campo infante da Câmara, cujo masterplan foi apresentado este ano, no salão Imobiliário de Lisboa (SIL), e que prevê a construção, de forma faseada, de uma série de infraestruturas, como a criação de uma grande praça central, estacionamento e a reconversão da praça de toiros num espaço multiúsos.
Outras das prioridades diz respeito ao centro histórico, onde o executivo vai avançar para a requalificação de duas praças (Praça Infante Santos e Largo dos Pasteleiros), um projeto que inclui também a ligação e a melhoria das acessibilidades entre todas praças da zona histórica.
“Temos de criar condições de acessibilidade entre estas praças, que já estão quase todas requalificadas. Queremos, nos próximos anos, criar a possibilidade de colocar uma valeta no meio e a calçada nas pontas de cada uma das ruas”, contou.
João Leite referiu ainda que na área da Saúde o executivo, através de fundos comunitários, vai fazer intervenções em 11 freguesias do município com a construção e requalificação de centros de saúde e postos médicos, que deverão entrar em funcionamento já em 2025.
O ex-vice presidente da autarquia disse ainda que quer afirmar Santarém como “um território apelativo para investimentos privados”, acrescentando que o município está a beneficiar, atualmente de 200 milhões de euros, oriundos de investimento privado.
À lusa, João Leite referiu ainda que vai apresentar, na próxima reunião de Câmara, um novo plano de habitação acessível e demonstrou ainda a vontade de melhorar as rotundas da cidade, para tornar Santarém “num concelho mais atraente e agradável para os cidadãos”.
João Leite assumiu a Presidência da Câmara Municipal de Santarém depois de Ricardo Gonçalves, que já estava no seu último ano de mandato, ter aceitado o convite para liderar do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ).