Presidente da República inaugurou exposição do cartoonista António que celebra “50 anos de Humores“ em Vila Franca de Xira (com Fotos)

23 Junho 2024, 19:36 Não Por João Dinis

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa este na tarde deste domingo, 23 de junho, em Vila Franca de Xira, onde inaugurou a exposição “António: 50 Anos de Humores”, dedicada ao cartoonista António Antunes, que assinala 50 anos de carreira, no ano em que se celebram os 50 anos da liberdade conquistada com o 25 de Abril.

A exposição, que está tripartida entre o Museu do Neorealismo, Celeiro da Patriarcal e Fábrica das Palavras, apresenta a retrospetiva histórica da carreira e do legado de António Antunes, desde sempre conhecido como António, com milhares de desenhos produzidos ao longo de cinco décadas, numa comemoração a que a sua terra natal se associa, exaltando o talento excecional e a sua voz incisiva e perspicaz, capturando os momentos mais marcantes da sociedade através de sátiras humorísticas.

Ao longo da sua carreira, António Antunes tem sido uma voz incisiva e perspicaz, capturando os momentos mais marcantes da sociedade através de sátiras humorísticas. A sua habilidade em transmitir críticas sociais, políticas e culturais de uma maneira inteligente e humorística tornou-o uma figura de referência no panorama do Cartoon.

Marcelo Rebelo de Sousa foi recebido pelo Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Fernando Paulo Ferreira, na Fábrica das Palavras.

Com uma verdadeira aula de história, o Presidente da República enalteceu a carreira de António Antunes, de quem foi Diretor no Jornal Expresso, enaltecendo o facto da carreira deste ter acompanhado a chegada da democracia a Portugal, que retratou com a sua visão e acutilância.

No final, em declarações aos jornalistas, Marcelo Rebelo de Sousa referiu que esta exposição “simboliza muito do que o António fez pela liberdade”, deixando um convite a todos para que “venham visitar esta exposição”.

Fernando Paulo Ferreira, autarca de Vila Franca de Xira, afirmou ser um orgulho para a cidade ter a residir no seu concelho tão ilustre artista.
Para o autarca Vila Franca de Xira é cada vez mais uma cidade que se afirma também nesta área, sendo inúmeros os vultos da cultura que residem no concelho.

A inauguração contou ainda com a presença do antigo Primeiro-ministro José Manuel Durão Barroso, bem como de inúmeras entidades do concelho de Vila Franca de Xira.

A exposição ficará patente até dia 20 de outubro.

________________

____________________