Presidente da Câmara da Chamusca relembra necessidade de nova travessia sobre o Tejo e conclusão da A13

14 Junho 2024, 11:06 Não Por André Azevedo

O presidente da Câmara da Chamusca, Paulo Queimado, relembrou a necessidade da construção de uma nova travessia sobre o Tejo na zona da Chamusca e da melhoria dos acessos no concelho, em declarações à imprensa no dia do município na Feira Nacional da Agricultura.

“A Chamusca, estando aqui neste enclave, com a falta de acessibilidades, condiciona a competitividade que nós queremos ter em relação aos concelhos vizinhos”, lamenta Paulo Queimado. O autarca garante que é necessário a melhoria dos acessos para que o concelho seja convidativo à instalação de novas empresas, já que é dos poucos concelhos da zona que não tem qualquer acesso à autoestrada e tem um grave problema de trânsito, nomeadamente na ponte sobre o Tejo.

O autarca espera que com a construção do novo aeroporto, que acarreta a construção de novas infraestruturas rodoviárias, seja construída a nova travessia do rio Tejo, e que seja concluído o troço da A13 que liga o Entroncamento a Almeirim, estagnado há décadas.

“Quem vem de Coimbra e chega ao Entroncamento ou a Vila Nova da Barquinha não tem seguimento da A13 até Almeirim. E faz logicamente todo o sentido que, numa perspectiva daquela que é a mobilidade à volta de um aeroporto”, vinca Paulo Queimado.

Quanto à travessia do rio Tejo, para resolver aquilo que são os problemas de acessibilidade na ponte da Chamusca, que chega a ter filas de trânsito que demoram horas a escoar, o autarca pede que seja resolvido da forma mais célere possível, nem que seja com “um túnel por baixo do Tejo”.

_________________

____________________