Preços máximos fixados para as garrafas de gás actualizados hoje

3 Fevereiro 2021, 14:33 Não Por Redacção

Os preços máximos para as garrafas de gás propano e butano sobem a partir desta quarta-feira, 3 de Fevereiro, face aos fixados para o mês de janeiro, resultado do agravamento nos mercados internacionais, anunciou a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

Em comunicado, a ERSE indica que o valor máximo do GPL butano na tipologia T3, para as garrafas com capacidade de 12,5 quilogramas (kg) e 13 kg, é de 23,18 euros e 24,10 euros, respetivamente.

Já o GPL propano, também na tipologia T3, terá um preço máximo de 20,27 euros, na garrafa de nove kg, e de 24,77 euros, na garrafa de 11 kg.

No que toca à tipologia T5, o preço do GPL propano não poderá ultrapassar, na garrafa de 35 kg, os 71,09 euros e, na garrafa de 45 kg, 91,40 euros.

A fixação de preços do gás de botija vigora até 14 de fevereiro, período em que se aplica o atual estado de emergência, que se iniciou no passado domingo.

De acordo com o diploma, aos preços máximos destas garrafas de GPL, apenas podem acrescer custos com o serviço de entrega, os quais se aplicam às situações em que as garrafas são adquiridas por via telefónica ou por via eletrónica, disponibilizadas em local diferente do ponto de venda.

“O preço do serviço de entrega deve somente ser aderente aos custos incorridos pelo comercializador com a prestação desse serviço”, realça o regulador.


Agência Lusa

________________

_____________________

_____________________