Praia Fluvial do Sorraia representa Portugal em concurso ambiental internacional

31 Agosto 2022, 11:39 Não Por Redacção

A Praia Fluvial do Sorraia foi a vencedora do prémio Green Cities Europe Award 2022, sendo agora a eleita para representar Portugal, na terceira edição do concurso internacional, que decorrerá em Paris e irá distinguir os melhores projectos ambientais integrados nas cidades ou vilas, que as tornam “mais verdes”.

Segundo a autarquia de Coruche, “a vila de Coruche foi seleccionada pelo impacto positivo que os seus espaços verdes e naturais têm no bem-estar urbano”, pelo que o projecto da Praia do Sorraia pareceu ao júri aquele que melhor se integra no programa internacional “Mais Cidades Verdes para a Europa”, uma iniciativa da European Nurserystock Association (ENA).

Anualmente o Green Cities Europe Award premeia o projecto urbano verde mais inspirador, seleccionado entre 13 países, Bélgica, Bulgária, Dinamarca, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Polónia, Portugal, Holanda e Suécia.

Os projectos elegíveis são muito diversos. De escolas a parques empresariais, de hospitais a áreas residenciais. A característica dos projectos concorrentes é que a vegetação interna e/ou externa tem um valor agregado importante para os seus utilizadores e para o meio ambiente. Esse valor agregado pode ser encontrado em áreas como o valor imobiliário, a produtividade do trabalho, a biodiversidade, o controlo do clima, proteção para o futuro, saúde e bem-estar das populações.

O prémio visa incentivar projectos e infraestruturas verdes ambiciosas, inspiradoras e inovadoras, e será anunciado gala a realizar no Outono.

________________

_____________________

_____________________