Portugal perdeu 2% da população em 10 anos

28 Julho 2021, 14:47 Não Por Redacção

O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgou esta quarta-feira os resultados preliminares dos Censos 2021, que revelaram que Portugal tem 10 347 892 habitantes, menos 214.286 do que em 2011.

De acordo com o INE, “na última década Portugal regista um decréscimo populacional de 2,0% e acentua o padrão de litoralização e concentração da população junto da capital”.

 O Algarve e a Área Metropolitana de Lisboa são as únicas regiões que registam um crescimento da população, sendo o Alentejo aquela que regista o decréscimo mais expressivo. 

Portugal registou um ligeiro crescimento do número de edifícios e de alojamentos destinados à habitação, embora num ritmo bastante inferior ao verificado em décadas anteriores.

Os primeiros resultados dos Censos 2021 têm um carácter preliminar, na medida em que são baseados em contagens resultantes do processo de recolha (edifícios, alojamentos, agregados e indivíduos) e divulgados antes do processo final de tratamento e validação da informação recolhida, os quais fornecendo facilidade e rapidez no acesso destinam-se essencialmente a antecipar as necessidades dos utilizadores. 

________________

_____________________

_____________________