‘Por Terras da Liberdade’ leva ciclo de conversas aos alunos do Ensino Superior em Santarém
17 Abril 2023, 10:24O projeto ‘Por Terras de Liberdade’, no âmbito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril em Santarém vai promover um ciclo de nove conversas com vários ativistas desde abril de 2023 até abril de 2024, junto dos alunos do ensino superior de Santarém.
A iniciativa, que pretende dar voz às questões que mais inquietam os jovens nos dias de hoje, será moderada por Diogo Faro e é organizada pelo Município de Santarém através do Projeto Municipal Santarém Cultura e a Comissão do 25 de Abril de Santarém.
A primeira sessão subordinada ao tema ‘Feminismo e novas Masculinidades’ com a ilustradora Clara Não “feminista a tempo inteiro” terá lugar no dia 20 de abril, às 11 horas, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém.
Clara Não destaca-se pela irreverência e ironia nas suas ilustrações, nas quais reivindica a igualdade, trata tabus da sociedade e explora experiências pessoais. As suas ilustrações também fazem parte de projetos feministas e sociais, como ‘As Bravas’, da Associação Pele, financiado pela Fundação Gulbenkian.
Com humor nas palavras e ternura (ou raiva) no coração, o seu trabalho centra-se em construir ideias de forma visual através da escrita. Está representada em diversas galerias, como a Senhora Presidenta, Circus Network, Ó! Galeria, Malapata, Apaixonarte e Área 55. Em 2019, publicou o seu primeiro livro ‘Miga, esquece lá isso! — Como transformar problemas em risadas de amor-próprio’, pela Ideias de Ler. Em 2022, foi um dos 10 nomeados na categoria de Empowerment para os prémios europeus About You.
Já a segunda sessão sobre ‘Crise Climática’ com a ativista Bianca Castro vai realizar-se no dia 18 de maio, às 11 horas, na Escola Superior Agrária de Santarém.
Bianca Castro é ativista pela justiça climática nos coletivos Greve Climática Estudantil e Climáximo e, internacionalmente, no Fridays for Future – onde trabalha e organiza campanhas globais com ativistas de todo o mundo. Alguns dos seus artigos podem ser encontrados no ‘P3’, suplemento do jornal Público. Além do ativismo, é estudante de Física na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
Ao longo dos vários meses em que vai decorrer o projeto serão discutidos temas como o racismo, direitos LGBTQIA, crise na habitação, capacitismo e sexualidade, entre muitos outros.
O moderador de ‘Por Terras de Liberdade’, Diogo Faro, atualmente escreve bitaites de bola na Tribuna Expresso, crónicas semanais no Sapo24 e promete conversas (às vezes) interessantes no Podcast ‘Traz Cerveja’ com Pedro Durão. Acredita que os Direitos Humanos são uma coisa mais ou menos decente pela qual nos devemos bater, e chega assim aos 34 anos com um pé na comédia e outro no ativismo, com o Movimento ‘Não é Normal’, o Podcast ‘Desta Para Melhor’ e em formato de Standup, a tentar fazer rir aqui e ali com reflexões pessoais sobre o estado do mundo e da humanidade, num chamado ‘Lugar Estranho’ e mais recentemente com ‘Processo de Humanização em Curso’.