População farta de esperar por reparação de Pontão da Estrada d’el Rei exige soluções

27 Março 2023, 14:38 Não Por João Dinis

Eram cerca de vinte, mas dizem representar as centenas de automobilistas que desde 16 de dezembro de 2022 se encontram privados de utilizar a Estrada d’el Rei, que liga os concelhos de Salvaterra de Magos a Benavente, em virtude dos danos causados pelas fortes chuvas que se fizeram sentir e afetaram gravemente a estrutura de um pontão, não garantindo condições de segurança para a sua passagem.

Um dos dinamizadores do protesto foi o empresário Rui Fonseca, dos Foros de Salvaterra, que diariamente vê as carrinhas da sua empresa terem quase mais 40 quilómetros nos trajetos diários entre a sede e os seus clientes.

Já não há justificação para se manter esta situação”, diz-nos, considerando que a Câmara Municipal de Benavente deveria ter já agilizado uma situação que permitisse, pelo menos, minimizar o problema, fosse “através de uma ponte militar” ou outra alternativa que fosse encontrada para solucionar o problema.

Estamos a ser lesados com o corte da estrada”, lamenta o empresário, que refere ainda que com a interrupção da via, se formam longas filas no trajeto entre Salvaterra de Magos e Benavente, que seriam minimizadas se a estra alternativa estivesse aberta ao trânsito. “Chegamos a estar meia hora parados no trânsito”, para fazer o trajeto entre Benavente e os Foros de Salvaterra.

Faço todos os dias mais 12 quilómetros, ao fim do mês gasto mais 60 euros de combustível”, dizia-nos um dos manifestantes, que exige que a Câmara de Benavente tome uma posição sobre o assunto, de uma situação que se está a tornar “insustentável”, “é inexplicável que a situação se mantenha assim há mais de três meses”.

Presente no protesto esteve a vereadora da Câmara Municipal de Benavente, Sónia Ferreira (PSD), que lamentou também que a situação se venha a arrastar e a prejudicar a população.
Ainda que sejam os “pressupostos legais” que têm impedido a realização da obra, a vereadora considera que o Município de Benavente deveria ser mais proactivo na resolução do problema, que afeta de facto centenas de pessoas.

Manuel Bolieiro (PS), Presidente da União de Freguesias de Salvaterra de Magos e Foros de Salvaterra, lastima também a situação, para a qual diz não poder fazer nada, a não ser continuar a solicitar à Câmara Municipal de Benavente a intervenção imediata no pontão, que serve uma larga maioria de fregueses dos Foros de Salvaterra.

O Presidente da Câmara Municipal de Benavente, Carlos Coutinho (CDU), lamentou que a “burocracia” tenha impedido uma maior celeridade na resolução do problema, anunciando que as propostas do concurso lançado para a intervenção foram abertas esta segunda-feira, sendo muito em breve contactado o empresário, de modo a que este apresente a documentação necessária para que a obra se possa iniciar no mês de abril.
Infelizmente a burocracia levou a que a situação se arrastasse, também contra a nossa vontade”, disse, lamentando os transtornos causados às pessoas e empresas.

________________

________________________