População de Foros de Salvaterra consternada com morte de Jonas Santos aos 11 anos de idade

19 Agosto 2024, 21:49 Não Por João Dinis

A morte de Jonas Santos, aos 11 anos de idade, este domingo, 18 de agosto, na sequência de um acidente com um trator conduzido pelo pai, deixou a população dos Foros de Salvaterra, onde residia, consternada.

Aluno do quinto ano da Escola Secundária de Salvaterra de Magos, o jovem e a família chegaram a Portugal, vindos do Brasil, em fevereiro último e rapidamente a família se integrou na comunidade, onde são acarinhados.

Este domingo, Jonas acompanhou o pai no seu trabalho, na Barão & Barão, na Coutada Velha, concelho de Benavente e quando este transportava alimento para as vacas que ali são criadas para produção de leite, não se apercebeu da sua presença na traseira do trator, vindo a atropela-lo de forma mortal.

De acordo com o Comando Sub-Regional da Lezíria do Tejo da Proteção Civil, o alerta foi dado pelas 13.39 horas, e à chegada dos meios de socorro a criança estava em paragem cardiorrespiratória, que apesar dos esforços das equipas de socorro não conseguiu ser revertida, vindo o óbito a ser declarado no local pelo médico da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Hospital Distrital de Santarém.

No socorro estiveram envolvidos meios dos Bombeiros Voluntários de Benavente e a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Hospital Distrital de Santarém, num total de 13 operacionais, apoiados por 5 viaturas.

Para o local foi também acionada uma equipa de psicólogos do INEM para prestar apoio aos envolvidos no acidente, bombeiros e família do menor.

As cerimónias fúnebres do pequeno Jonas Santos, que fazia 12 anos em novembro próximo, não estão ainda agendadas, aguardando a família e amigos pela realização da autópsia.

____________________

____________________