O Politécnico de Santarém acolhe, no próximo dia 15 de abril, a ação de capacitação “A Ciência Cidadã como Inovação Metodológica para a Investigação”, numa iniciativa realizada em parceria com a Rede Portuguesa de Ciência Cidadã.
O evento decorre entre as 14h00 e as 18h00, no Auditório 1 da Escola Superior de Educação, e pretende promover o debate e a partilha de experiências em torno da ciência cidadã enquanto prática emergente no ecossistema científico.
Segundo a organização, a iniciativa visa “promover a reflexão e o reforço de práticas de colaboração e partilha”, destacando o papel da Rede Portuguesa de Ciência Cidadã enquanto estrutura que “procura reunir as comunidades envolvidas em projetos de ciência cidadã e promover o envolvimento dos diferentes agentes sociais na construção colaborativa do conhecimento”.
Integrada no Programa ENREDAR 2026, a ação pretende ainda afirmar a ciência cidadã como uma ferramenta de aproximação entre a comunidade científica, a sociedade e o poder político. “Ao envolver os cidadãos em todas as fases da investigação, reforça-se o potencial de criar impacto social direto através da ciência participativa”, sublinha a organização.
A sessão de abertura contará com a presença de várias personalidades, entre as quais Cristina Luís, Maria Paula Diogo, João Leite, João Moutão e Ana Loureiro.
O programa inclui ainda dois painéis temáticos dedicados à apresentação de projetos científicos que recorrem a metodologias de ciência cidadã, evidenciando o impacto desta abordagem na produção de conhecimento.
O encerramento estará a cargo de Cristina Luís e de Dina Rocha.
Com participação gratuita e em formato híbrido, presencial e online, o evento exige inscrição prévia, reforçando o objetivo de democratização do conhecimento e de envolvimento alargado da sociedade na ciência.





