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Politécnico de Santarém parceiro de Castelo Branco na criação de um Laboratório de Inovação Pedagógica

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O Politécnico de Castelo Branco (IPCB) vai criar um Laboratório de Inovação Pedagógica (LIP.IPCB) com a ambição de produzir referenciais de boas práticas na ação pedagógica e inovação, com forte componente digital e privilegiando as áreas não tecnológicas.

Segundo a vice-presidente do IPCB e coordenadora do projeto, Ana Vaz Ferreira, o LIP.IPCB representa um passo estratégico na aposta contínua do IPCB na inovação pedagógica, criando condições para transformar a prática educativa através da tecnologia e da colaboração, modernizando o ensino na instituição.

Trata-se de uma estrutura de suporte e de reflexão contínua, que visa produzir referenciais de boas práticas na ação pedagógica, promover a inovação pedagógica, com forte componente digital.

O LIP.IPCB pretende fomentar a criação de recursos pedagógicos inovadores e experiências didáticas colaborativas.

O objetivo é complementar outras iniciativas da instituição em curso, tal como o projeto REVUP, que visa a promoção do sucesso escolar dos estudantes do IPCB.

O novo laboratório será implementado na Escola Superior de Educação (ESE) do IPCB, após a requalificação de salas de informática e da biblioteca Vasco Silva.

“Vai ser criado um espaço dividido em duas zonas: uma área de trabalho colaborativo e uma zona multimédia equipada para produção de vídeos, podcasts, videoconferências e outras iniciativas de caráter educativo inovador”.

O laboratório surge no âmbito do projeto INOV3P do IPCB – Centro de Excelência em Inovação Pedagógica.

O IPCB integra o consórcio INOV3P, composto por 11 instituições de ensino superior e liderado pela Universidade de Coimbra.

Entre os parceiros, estão o Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE), a Universidade Aberta e os Politécnicos de Coimbra, Viseu, Guarda, Santarém e Tomar.

O projeto é financiado pela iniciativa Impulso Mais Digital, na submedida dedicada à Inovação e Modernização Pedagógica no Ensino Superior, e surge no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) do projeto Centro de Excelência de Inovação Pedagógica CEIP – INOV3P (Pedagogia, Projeto e Promoção).

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