Politécnico de Santarém na celebração de início da Universidade Europeia

6 Novembro 2024, 11:06 Não Por André Azevedo

A Universidade Europeia Applied, Connected, Entrepreneurial and Engaged – European University (ACE2-EU) assinalou oficialmente o início das suas atividades na segunda-feira, 4 de novembro, numa sessão de celebração online que “reuniu a comunidade internacional de membros da Universidade Europeia, entre reitores, membros das comissões de coordenação, docentes e não docentes, estudantes, investigadores, parceiros e intervenientes estratégicos comprometidos com o avanço de metas colaborativas, tanto na Europa como além-fronteiras”, revela o Instituto Politécnico de Santarém, integra o projeto.

A cerimónia contou com a presença de centenas de representantes das nove universidades integrantes do projeto, num evento que, segundo o comunicado, “ofereceu uma plataforma de excelência para que os membros da equipa estabelecessem conexões, discutissem os passos iniciais e delineassem as trajetórias promissoras que a universidade europeia ACE2-EU pretende desenvolver”.

Os participantes tiveram a oportunidade de interagir, partilhar experiências e debater as ambições do projeto, reforçando a coesão e o espírito de colaboração que caracteriza a iniciativa. “Esta sessão interativa sublinhou o compromisso inabalável deste projeto inclusivo, onde os participantes partilharam experiências e aspirações, formulassem questões e celebrassem juntos o arranque dos trabalhos formais”, destaca o comunicado.

A sessão culminou com um forte sentimento de união e motivação, refletido na equipa extensa da ACE2-EU que “demonstra um entusiasmo notável quanto ao percurso que se avizinha e aos resultados ambicionados que este projeto poderá alcançar”. No encerramento do evento, os participantes mostraram-se inspirados e prontos para abraçar a missão da ACE2-EU, cujo objetivo é “contribuir para uma Europa mais robusta e interligada através da educação, da colaboração e do reforço das comunidades”.

Para Portugal, a participação do Politécnico de Santarém na ACE2-EU representa uma oportunidade estratégica que “trará benefícios significativos, reforçando a internacionalização do ensino superior português, permitindo o acesso a redes de conhecimento, infraestruturas de investigação e oportunidades de financiamento a nível europeu”.

____________________