Poeiras de África atravessam Portugal e vão afetar Lezíria nos próximos 10 dias

8 Agosto 2023, 18:34 Não Por Redacção

De acordo com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) as zonas do Algarve, Alentejo e Lisboa e Vale do Tejo, vão ser afetadas nos próximos dez dias por uma nuvem de poeiras vindas do norte de África, e que vão atravessar Portugal continental.

Segundo a APA este fenómeno natural afeta a qualidade do ar e do ambiente, uma vez que as partículas em suspensão podem ligar-se a outros poluentes atmosféricos, como hidrocarbonetos e metais pesados, e afetar o sistema respiratório e a circulação sanguínea em seres humanos e animais.

Dada a elevada concentração de poeiras é também expectável que a qualidade do ar venha a deteriorar-se, pelo que a APA e a Direção Geral de Saúde deixam o alerta à população mais vulnerável, nomeadamente idosos e crianças de que deverão tomar algumas precauções.

A população em geral deve evitar os esforços prolongados, limitar a atividade física ao ar livre e a exposição a fatores de risco, tais como o fumo do tabaco e o contacto com produtos irritantes.
Já as crianças, idosos, doentes com problemas respiratórios crónicos, designadamente asma, e doentes do foro cardiovascular, além de cumprirem as recomendações para a população em geral devem, sempre que viável, permanecer no interior dos edifícios e, preferencialmente, com as janelas fechadas, devido à “sua maior vulnerabilidade aos efeitos deste fenómeno”.

A autoridade de saúde aconselha os doentes crónicos a manter os tratamentos médicos em curso e, em caso de agravamento de sintomas, contactarem a Linha Saúde 24 (808 24 24 24) ou recorrer a um serviço de saúde.

________________

_____________________

_____________________