PJ detém em Coruche quatro “principais responsáveis de organização criminosa” internacional de tráfico de droga
23 Setembro 2024, 13:13A Polícia Judiciária (PJ) realizou entre a última quarta-feira e este domingo “uma operação policial dirigida ao desmantelamento de uma rede criminosa organizada que abastecia, de forma contínua, laboratórios de produção de droga, situados no norte e no centro de Portugal e, também, na zona de Lisboa e Vale do Tejo“, que culminou com a detenção de nove pessoas, quatro delas em Coruche.
De acordo com fonte da PJ contactada pelo NS, os quatro detidos. entre eles dois empresários do concelho, eram os “principais responsáveis da organização criminosa” que se dedicava ao tráfico de estupefacientes agravado, sendo também suspeitos de associação criminosa e branqueamento de capitais, estando agora também indiciados por resistência e coação sobre funcionário e condução perigosa de veículo rodoviário.
Além dos quatro detidos em Coruche, a PJ desmantelou também um laboratório de droga, ao que o NS apurou, na freguesia da Branca, concelho de Coruche.
Em comunicado a PJ refere que a investigação realizada pelos Departamentos de Investigação Criminal de Braga e de Leiria, com a colaboração da Diretoria do Norte e da Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes, “decorria desde o início deste ano e permitiu recolher informação e obter vasta matéria indiciária, conseguindo-se a identificação de uma célula que, a partir do norte de Portugal, procedia à aquisição de elevadas quantidades de produtos químicos e precursores, tendo em vista o abastecimento de diferentes laboratórios artesanais“, tendo nos últimos dias sido realizados 55 mandados de busca domiciliária e não domiciliária.
O grupo “organizado, de cariz internacional, dedicava-se, também, ao tráfico de estupefacientes (cocaína-base), importada por empresas de fachada, devida e legalmente constituídas, a partir de um país da América do Sul.”.
“A droga vinha dissimulada no interior de cocos, substância esta que, depois, era extraída e transformada em cloridrato de cocaína, em laboratórios artesanais montados para o efeito. Posteriormente, era expedida para país(es) europeus por via rodoviária“, acrescenta a PJ.
Além de Coruche, a operação da PJ foi desencadeada em Vila Nova de Famalicão, Matosinhos, Maia, Paredes, Leiria, Óbidos, Caldas da Rainha, Alfeizerão e Azeitão.
A PJ apreendeu 830 Kg de pasta de coca em armazéns localizados nos concelhos de Alcobaça e Pombal, centenas de litros de químicos, benzinas, ácidos, precursores e outros, bem como toda uma estrutura apta a transformar pasta de coca em cloridrato de cocaína, bem como a apreensão de 31.500 euros em numerário, documentação diversa, 12 viaturas, dois empilhadores e um monta-cargas, material de corte e transformação, aparelhos de comunicação, aparelhos e dispositivos eletrónicos, nomeadamente utilizáveis em contra vigilâncias, armas de fogo e munições, bem como a apreensão de outros ativos económicos e financeiros.
Os detidos foram presentes à autoridade judiciária para primeiro interrogatório judicial, tendo-lhes sido aplicada a medida de coação de prisão preventiva.