Pela primeira vez em mais de uma semana Benavente não regista novos casos de infecção por covid-19. Plano da Protecção Civil e Autarquia começa agora a dar os primeiros resultados positivos

3 Abril 2020, 20:15 Não Por João Dinis

Pelo primeiro dia, em mais de uma semana, o concelho de Benavente não regista esta sexta-feira, 3 de Abril, a existência de novos casos positivos de covid-19, o que para o Coordenador da Protecção Civil Municipal, Miguel Cardia, é um facto de alento, ainda que este saliente que, “é importante que todos se mantenham responsáveis e com o comportamento adequado”.

Benavente regista neste momento 35 casos de infecção confirmados, a maioria deles oriundos da empresa Marinhave, sedeada em Santo Estevão, que apesar de se encontrar a laborar, cumpre todas as normas de segurança, de modo a garantir que todos os actuais trabalhadores não tiveram qualquer contacto com os infectados.

Miguel Cardia destaca que os cidadãos paquistaneses que representam o maior número de infectados e que poderia ser a maior preocupação da população, se encontram agora devidamente agrupados nas Zonas de Concentração de Apoio à População, onde se encontram cerca de 35 pessoas, com o devido acompanhamento médico e logístico, estando garantida toda a sua higiene e alimentação, garantida pelo apoio logístico da operação de Protecção Civil montada pelo Município de Benavente.

Foi possível recuperar todo o trajecto feito pelos cidadãos paquistaneses, conseguindo-se apurar com quem tiveram contacto, restringindo assim ao mínimo os contactos entre cidadãos, o que foi decisivo para o sucesso da nossa operação”, destaca Miguel Cardia.

Quanto ao foco na empresa Sugal, transformadora de tomate, também no concelho de Benavente, a empresa colocou também já em prática um rigoroso plano de contingência, desde o dia 9 de Março, ainda que agora tenham aparecido 3 casos de infecção positiva, em pessoas dos concelhos de Benavente, Salvaterra de Magos e Coruche, cujo foco de origem não se conseguiu ainda identificar.
A empresa que conta com filiais em Espanha, tem já essa experiência, que indo agora aplicar os ensinamentos do plano de contingência espanhol ao serviço da unidade de Benavente, desde logo com a divisão dos colaboradores em dois grupos, que podem assim efectuar rotações de 15 em 15 dias, bem como a colocação em tele-trabalho de muitos deles, o que permite evitar contágios entre os colaboradores da empresa.

Sobre a existência de possíveis novos casos nos próximos dias, Miguel Cardia elucida-nos que é normal que venham a acontecer, existem no momento cerca de uma centena de pessoas em vigilância activa, e bastantes desses a aguardar o resultado dos testes que efectuaram, pelo que acaba por ser normal a existência de novos casos.

O Coordenador da Protecção Civil de Benavente, deixa ainda um apelo aos munícipes do concelho de Benavente, para que continuem com o total empenho e dedicação até aqui demonstrado para que no final todos juntos consigam ultrapassar com o menor dano possível esta pandemia.

Na página da Protecção Civil de Benavente na rede social Facebook, o Comandante Miguel Cardia deixou ainda uma mensagem e esclarecimento a toda a população:

________________

_____________________

_____________________