Pedro Marques assume administração da ULS Lezíria e do Hospital de Santarém em janeiro

23 Dezembro 2024, 17:10 Não Por João Dinis

A Administração da Unidade Local de Saúde da Lezíria (ULS Lezíria), que integra o Hospital Distrital de Santarém e as unidades de saúde dos concelhos de Almeirim, Alpiarça, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Golegã, Rio Maior, Salvaterra de Magos e Santarém, irá a partir de janeiro ter nova administração, confirmou ao NS fonte do Governo da Governo da AD (PSD/CDS-PP).

Depois da mudança estar preparada para o mês de outubro, a mesma foi interrompida, uma vez que o Primeiro-ministro Luís Montenegro, e Ana Paula Martins, Ministra da Saúde, se focaram nas negociações para o Orçamento de Estado, estando agora em condições de confirmar a mudança na Administração do sistema de saúde da Lezíria do Tejo, que nos últimos meses tem tido Tatiana Silvestre como administradora, após a saída de Ana Infante.

Fonte do Governo confirmou ao NS que Pedro Manuel Dias de Figueiredo Pereira Marques irá assumir em janeiro a administração do Hospital Distrital de Santarém e da ULS da Lezíria, estando no momento a Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CReSAP) a validar os restantes nomes que vão acompanhar o gestor de 55 anos, natural do Funchal, mas que passou grande parte da sua vida no concelho de Abrantes.

Pedro Marques é desde 2022 Presidente do Conselho de Administração do Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira, Açores. É licenciado em Gestão, pelo Instituto Superior de Gestão de Lisboa, tem MBA em Gestão de Unidades de Saúde e em Executive Marketing, bem como Especialização em Business Economic and Management, pela Católica Business School de Lisboa. 

Foi Diretor Executivo de ACES (Agrupamento de Centros de Saúde) – ACES Serra d’Aire – Torres Novas e Diretor de Centros de Saúde – Abrantes, Constância, Sardoal e Mação. 

Na MSD (Merck, Sharp & Dohme) – Lisboa, foi Director, Public Affairs, Policy, Market Access and Communications Director (entre 2016/2021), Associated Director, Strategic Key Account Manager, Primary Care Business Unit (entre 2014/2016) e Manager, Key Account Manager, Primary Care Bussines Unit (entre 2011/2014). 

Por conhecer está a restante equipa que acompanhará Pedro Marques, sendo que ao que o NS apurou, foram sondados diversos nomes que trabalham no Hospital Distrital de Santarém para integrar as áreas operacionais.

Tatiana Silvestre, que iniciou funções a 1 de fevereiro de 2024, deverá até final do ano conhecer as intenções do Governo liderado por Luís Montenegro, que confirma assim o que afirmou aquando da sua tomada de posse, de que iria realizar alterações na administração pública, sobretudo nas entidades que consideraria não estarem a funcionar de acordo com o modelo que o PSD havia idealizado para o país.

Recorde-se que a atual administração da ULS Lezíria, que iniciou funções a 1 de fevereiro deste ano, é liderada por Tatiana Silvestre, que tem ainda a seu lado, Ana Bugalho Paulos (Diretora clínica para a área dos cuidados de saúde hospitalares); João Ferreira (Diretor clínico para a área dos cuidados de saúde primários); Sérgio Domingos e Hugo Sousa (Vogais) e João Formiga (Enfermeiro Diretor).

____________________

____________________