Pediatria dos Hospitais de Santarém e Vila Franca de Xira continua a funcionar 24 horas por dia

13 Março 2023, 14:12 Não Por Redacção

A Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde apresentou esta segunda-feira o plano de reorganização das urgências pediátricas da região de Lisboa e Vale do Tejo (LVT) que vigorará entre 1 de abril e 30 de junho.

O plano anuncia que vão continuar a funcionar 24 horas por dia durante 7 dias da semana as urgências pediátricas dos hospitais, Santa Maria e Dona Estefânia (Lisboa), Amadora-Sintra, Cascais, Garcia de Orta (Almada), Vila Franca de Xira, Barreiro, Santarém, Caldas da Rainha e Torres Novas.

Os serviços de urgência de Pediatria dos hospitais S. Francisco Xavier (Lisboa), Beatriz Ângelo (Loures) e do Centro Hospitalar do Oeste vão encerrar à noite a partir de 01 de abril, sendo que a Direção Executiva garante que nenhum dos 14 Serviços de Urgência de Pediatria desta região encerra.

No entanto, o número de unidades fechadas durante o período noturno, entre as 21:00 e as 09:00, aumenta para três, uma vez que o serviço de urgência do Hospital Beatriz Ângelo já estava fechado à noite e aos fins de semana por falta de profissionais.

Esta estratégia resulta de “longas semanas de trabalho, com os profissionais das várias instituições que estão no terreno, com a ponderação e diálogo necessários, visando a construção de respostas que visam assegurar a proximidade e o acesso da população ao SNS, sublinhando a enorme generosidade e esforço dos profissionais”, refere a DE-SNS em comunicado.


Com Agência Lusa

________________

________________________