Peça escultórica do Palácio da Justiça de Benavente recuperada

5 Novembro 2024, 19:33 Não Por João Dinis

O Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça (IGFEJ) concluiu recentemente a obra de conservação e consolidação, bem como o restauro das zonas em falta da peça escultórica da autoria da escultora Dorita de Castel-Branco, que se encontra na fachada do Palácio da Justiça de Benavente.

O projeto de restauro foi desenvolvido pelos técnicos do IGFEJ, tendo a obra de restauro sido um trabalho minucioso, adjudicado à especialista Marta Maria Stichaner Lacasta de Macedo e ao técnico de conservação e restauro Pedro Braga, tendo um custo de 52 mil euros, suportado pelo Ministério da Justiça.

“Trata-se de uma peça escultórica única no panorama nacional, reconhecida como uma das mais importantes e mais distintivas na rede de tribunais portugueses”, refere o IGFEJ, que acrescenta que o conjunto escultórico foi construído em betão armado de alto relevo e é composto por nove figuras. A figura central representa a Justiça e as restantes o povo.

Dorita Castel-Branco foi uma das mais destacadas escultoras portuguesas do século XX estando representada em espaços públicos de três continentes. A escultora destacou-se na busca de novos desafios e fez alguns trabalhos em betão armado, sendo um dos mais relevantes o do Palácio da Justiça de Benavente.

A obra integra o catálogo online de obras de arte dos tribunais portugueses, disponibilizado a 28 de outubro pela Direção-Geral da Administração da Justiça.

____________________