PCP questiona Ministro da Saúde sobre funcionamento do Centro de Saúde de Coruche

20 Outubro 2023, 9:19 Não Por Redacção

O deputado João Dias, eleito pelo Partido Comunista Português (PCP), questionou esta quinta-feira o Ministro da Saúde sobre o atual funcionamento do Centro de Saúde de Coruche, cujo seu funcionamento se tem degradado nos últimos anos.

As questões remetidas pelo PCP incidem sobretudo na denúncia efetuada pelo NS, em notícia na semana passada, onde dávamos conta de que o Centro de Saúde havia perdido o serviço de urgências, a funcionar no Serviço de Atendimento Permanente, substituído por um Serviço de Atendimento Complementar (SAC), com limitado número de atendimentos diários.

O PCP pretende que Manuel Pizarro responda a duas questões, nomeadamente se o Governo “tenciona governo restabelecer o Serviço de Atendimento Permanente no Centro de Saúde de Coruche? Se sim, dentro de que prazo?” e se o Governo tem “conhecimento das alterações efetuadas às regras de atendimento os utentes? Se sim, pretende mantê-las?”.

O PCP recorda ainda, referindo a notícia por nós avançada, que as alterações ao serviço de urgência de Coruche, foram emanadas pelo ACES da Lezíria, que se escuda na falta de profissionais para alterar os serviços vigentes.

Para o PCP, a situação do Centro de Saúde de Coruche é há vários anos dramática, designadamente porque os utentes esperam há mais de 20 anos que o Ministério da Saúde coloque a funcionar o Serviço de Urgência Básica, permitindo dessa forma melhorar a prestação de cuidados de saúde aquela população.

________________

_____________________

_____________________