PCP exige reabertura do SAP de Coruche
16 Novembro 2023, 14:59Paulo Raimundo, Secretário-Geral do PCP esteve na manhã desta quinta-feira, 16 de novembro, no Centro de Saúde de Coruche, onde pode constatar as dificuldades sentidas pelos utentes que ali se deslocam, e onde exigiu a reabertura das urgências noturnas do SAP – Serviço de Atendimento Permanente.
Para os comunistas, defender e reforçar o SNS, fixar e valorizar os seus profissionais é o compromisso de todos os dias que o PCP assume para com o povo português.
“O senhor ministro não quer negociar nada, é isso que explica os 16 meses a andar para trás e para a frente, a adiar reuniões e por aí fora”, lamenta Paulo Raimundo.
Em Coruche, “os utentes tinham um atendimento permanente 24 horas, ele foi encerrado temporariamente – temporariamente há dois anos a esta parte – e, portanto, as pessoas já sabem que depois das 20 horas não podem ficar doentes, a não ser que queiram ou possam ir para Santarém, para Vila Franca”, refere.
O Secretário-Geral do PCP também desmascarou a falácia de um Governo em gestão, sublinhado que “o Governo tem os poderes todos na mão e nem foi sequer ainda formalmente demitido” e só não responde aos problemas na saúde porque a sua “opção é desmantelar, denegrir os serviços para poder entregar partes do Serviço Nacional de Saúde ao sector privado da doença.
Recorde-se que também o Grupo de Trabalho da Assembleia Municipal de Coruche, recentemente reunido, decidiu efetuar várias diligências, com o objetivo de fazer reabrir o Centro de Saúde de Coruche, através do Serviço de Atendimento Permanente as 24 horas do dia.
Esta polémica adensou-se depois de o NS ter noticiado o atual funcionamento do “Serviço de Urgências” em Coruche, onde foram perdidas valências e capacidades, sendo agora os utentes urgentes atendidos de acordo com um número limitado de vagas, numa decisão ratificada pelo Agrupamento de Centros de Saúde da Lezíria.