Pavia recupera “Enterro do Entrudo”

18 Fevereiro 2023, 10:53 Não Por Redacção

A vila de Pavia, no concelho de Mora, retoma este ano a tradição do “Enterro do Entrudo”, tradição que vem desde tempos imemoriais mas que ainda se perpetuam na memória daqueles que tem mais alguns anos.

O “Enterro do Entrudo” decorrerá na quarta-feira, 22 de Fevereiro, pelas 18 horas.

“O enterro percorrerá as ruas da vila e terminará em frente da anta-capela de S. Dinis onde se procederá à queima dos comadres e compadres”, anuncia a Junta de Freguesia de Pavia, que recupera a tradição e dinamiza o evento.

Noutros tempos, recorda a organização, as duas semanas anteriores ao Carnaval eram vividas com grande intensidade e animação, com a construção de “comadres” e “compadres” que os rapazes e raparigas tentavam roubar uns aos outros. Quando o conseguiam, faziam grande algazarra e tocavam uns grandes búzios que se ouviam por esses campos fora.

Tudo acabava na Quarta-Feira de Cinzas. Fazia-se o “Enterro do Entrudo” que percorria as ruas da vila ao som de “choros e lamentos” das viúvas e viúvos,  pela morte dos comadres e compadres. No largo da Anta, depois de lido o testamento que no fundo desejava que no próximo ano se  festejasse de novo o carnaval, os bonecos eram queimados perante o regozijo da população.

A pretensão da autarquia e que este ano se possa reviver esta tradição, muito antiga, reconhecendo embora que hoje as condições  socioecónomicas  não são as mesmas, mas celebramos  as memórias desses tempos.

________________

_____________________

_____________________