Parque Empresarial do Sorraia arranca com 40 Milhões de euros de investimentos e criação de 70 postos de trabalho

1 Abril 2021, 12:59 Não Por Redacção

A Câmara Municipal de Coruche aprovou esta quarta-feira, os primeiros projectos para o Parque Empresarial do Sorraia, localizado entre a EN 119 e a EN 114 e delimitado pela Zona Industrial de Coruche.

Os seis primeiros lotes da Zona Industrial do Monte da Barca – Norte (ZIMB-N), no Parque Empresarial do Sorraia, foram atribuídos a duas empresas portuguesas do domínio de especialização “Alimentação e Floresta”, cujas unidades industriais a instalar representam a criação de 70 postos de trabalho e um investimento agregado de aproximadamente 40 Milhões de euros.

De acordo com a Câmara Municipal de Coruche “ambos os projetos, que visam empregar recursos endógenos locais e regionais, estão perfeitamente alinhados com a estratégia de localização empresarial definida pelo Município de Coruche, numa lógica de valorização e diversificação da estrutura económica do Concelho.”

O primeiro projecto e de maior dimensão é referente a uma nova unidade industrial para produção de pellets, cuja matéria-prima é a biomassa resultante da floresta e da agricultura, que irá ocupar quatro lotes de terreno numa área total de 46.372 m2 e prevê a criação de 50 postos de emprego qualificado num montante de investimento proposto de 39 Milhões de euros.
A nova unidade industrial contemplará áreas de produção, armazenamento e embalagem, controlo de acesso, serviços técnicos de apoio à atividade e área administrativa e serviços.

A estratégia empresarial da empresa produtora de pellets visa a implementação de uma área de negócio com forte capacidade exportadora, capaz de satisfazer as necessidades dos mercados nacional e internacional, prevendo-se a exportação para os mercados de Dinamarca, Holanda e Inglaterra. Além de introduzir inovação na estrutura económica do Concelho, o projeto assegura a valorização de recursos florestais e agrícolas da região, sendo certo que o fabrico de pellets de madeira requer a utilização de recursos endógenos locais e regionais, nomeadamente madeira de pinheiro, eucalipto, acácia, raízes e biomassa florestal, mas também resíduos agrícolas.

O segundo projecto aprovado ocupar irá dois lotes com área total de 1.455 m2, e é respeitante a um projecto agro-alimentar, que prevê a instalação de uma unidade de cura e afinação de queijos, presuntos e enchidos, e ainda de uma área de venda ao público, com provas dos produtos comercializados, de marca própria.

Esta empresa irá investir cerca de 700 mil euros, prevendo criar 20 postos de trabalho, baseando a estratégia empresarial na introdução de produtos nas grandes cadeias de distribuição e comercialização, a empresa pretende ainda dinamizar a atividade através de ações de degustação e outros eventos, estabelecendo parcerias com empresas e agentes turísticos.
O projeto, que assenta na utilização de recursos provenientes de Alentejo e Ribatejo, irá destinar 70% dos produtos para o mercado nacional e 30% para o mercado internacional.

A autarquia refere que “o Parque Empresarial do Sorraia constitui um empreendimento de enorme relevância económica para o Concelho de Coruche, mas também para o País”, dando resposta à procura por áreas empresariais que ofereçam lotes de terreno para implantação de actividades económicas e industriais, o Parque assegura o sucesso a preços que fomentam, por um lado, a competitividade empresarial, e que promovem, por outro, a competitividade territorial do concelho na captação de investimento e na localização de empresas capazes de gerar valor acrescentado e emprego.

A afirmação de Coruche como um espaço para “Investir e Trabalhar” está sustentada pelo forte compromisso do Município, empenhado em assegurar um ecossistema favorável ao desenvolvimento da atividade empresarial na região.

________________

_____________________

_____________________