Orçamento Participativo, Passes e Bolsas de estudo vão ser propostas do PSD ao Orçamento 2021 de Benavente

24 Outubro 2020, 16:08 Não Por João Dinis

O vereador social-democrata, Ricardo Oliveira, anunciou na última reunião de câmara algumas das suas propostas para o Orçamento 2021 do Município de Benavente, sendo que o Orçamento Participativo, o pagamento dos passes aos alunos do ensino secundário e o aumento da disponibilidade do município para a atribuição de bolsas de estudo, serão aquelas a que dá mais destaque.

O tema foi trazido durante a discussão de um dos pontos da ordem do dia, com Ricardo Oliveira a anunciar que a iria remeter ao executivo liderado por Carlos Coutinho (CDU) a proposta de discussão do Orçamento Participativo, “porque continua a fazer sentido no concelho de Benavente”, recordando depois que o Presidente havia deixado a promessa de se estudar em que moldes poderia ser implementando o Orçamento que contaria com a participação de todos os munícipes.
Ricardo Oliveira reiterou assim, que seja este o ano possa ser “lançada a semente”, iniciando assim a discussão da realização do Orçamento Participativo para Benavente, ainda que não se possa alocar já uma verba para esta discussão, mas que se pudesse realizar o regulamento, a sua discussão em sede de câmara e assembleia municipal, bem como a sua discussão pública.

Outro dos pontos que Ricardo Oliveira considera importante, seria o pagamento integral do passe social para todos os alunos do ensino secundário, que frequentem o 10º ao 12º ano de escolaridade.
Apesar de ter a noção que seria um valor considerável, considera que seria um “investimento na coesão territorial do município”.

O último tema que o vereador apresentou seria o incremento de mais 10 mil euros no valor total a atribuir nas bolsas de estudo, passando assim de 40 para 50 mil euros o valor a alocar em orçamento para o apoio aos alunos.

Carlos Coutinho, Presidente da Câmara Municipal de Benavente, referiu que se irá realizar a discussão do assunto, de modo a que o município possa apresentar o seu orçamento para 2021.
Apesar do momento de incerteza que se vive, sobretudo com a situação em torno da pandemia da Covid-19, o autarca espera que tudo possa ser ultrapassado sem um novo confinamento, facto que considera poder vir a trazer grandes problemas económicos, prometendo elaborar um orçamento com algumas cautelas, tendo em conta a situação referida.
O executivo irá reunir de modo a que cada vereador possa apresentar as suas propostas, que culminarão no documento final.

____________________