Orçamento de 6.7 Milhões no turismo permite “expansão da atividade” em 2025

21 Novembro 2024, 15:25 Não Por João Dinis

A Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo (ERTAR) conta no próximo ano com um orçamento de 6.745.295 euros, que representa um acréscimo superior a 50%, face ao ano anterior.

O Orçamento da ERTAR para 2025, foi aprovado, por unanimidade, na Assembleia Geral da entidade, realizada no início da semana em Évora, onde foi também aprovado o Plano de Atividades e Orçamento do próximo ano.

De acordo com a ERTAR, o investimento previsto em atividades e investimentos, nas áreas da estruturação da oferta, promoção e gestão integrada do turismo, ascende a 4,4 M€.

Para José Manuel Santos, Presidente da ERTAR, este “será um orçamento de expansão da nossa atividade”, “agora que contamos, finalmente, com o apoio dos Fundos Europeus”. O responsável pelo Turismo do Alentejo e Ribatejo destacou, no domínio da promoção, a execução do novo Plano de Promoção Turística para as duas regiões e as grandes campanhas de notoriedade na Extremadura e na Andaluzia.

Na apresentação do plano de ação para o próximo ano, o presidente da entidade regional enfatizou na área da estruturação da oferta, as linhas de ação dedicadas ao Enoturismo, Olivoturismo, Literário, Náutico e Walking & Cycling. “Vamos investir, predominantemente, nestes produtos”, mencionou.

José Santos aproveitou a sessão para fazer um balanço da atividade em 2024, tendo sublinhado o bom grau de concretização das atividades inscritas no plano do ano corrente. Deu como exemplo a apresentação dos resultados dos Roteiros de Investimento, iniciativa que se saldou na identificação e promoção de uma dúzia de oportunidades de investimento em projetos hoteleiros na região. “Tudo o que fazemos tem de ter impacte, caso contrário é um desperdício de recursos” frisou o Presidente da entidade regional de turismo.

José Santos referiu ainda que a nova campanha do Alentejo para o outono/inverno estará no ar esta semana e que até final do ano a ERT estará fortemente envolvida na dinamização e comunicação, entre outras iniciativas, dos “Vinhos de Altitude”, em Portalegre, e do festival “Sabor a Porto Covo”. Acrescentou, ainda, a organização do 1º Festival de Turismo Literário do Alentejo e Ribatejo que irá realizar-se nos dias 13, 4 e 15 de dezembro e uma press-trip ao Baixo Alentejo, no âmbito das comemorações do 10º aniversário da inscrição do Cante na Lista do PCI da Unesco.

____________________