Opinião – Abril da Liberdade

28 Abril 2023, 15:14 Não Por Redacção

“Esta é a madrugada que eu sonhava

O dia inicial inteiro e limpo

Onde emergimos da noite e do silêncio

E livres habitamos a substância do tempo ”

Sophia de Mello Breyner Andresen

Comemorámos o quadragésimo nono aniversário do 25 de Abril de 1974 de cravo rubro ao peito, erguendo bem alto as nossas vozes, entoando a “Grândola Vila Morena” e o Hino Nacional.

Comemorar Abril é homenagearmos o levantamento militar dos Capitães de Abril, secundado pelo povo, transformando-o em Revolução, a nossa Revolução dos Cravos.

É homenagear os homens e mulheres que tiveram a coragem de dizer “NÃO” durante a Ditadura Salazarista (fascista), lutando pela conquista da “LIBERDADE” sem temerem as prisões, as torturas, os aviltamentos pagando com a própria VIDA, essa ousadia.

Comemorar Abril é recordar as transformações económicas, sociais, políticas, culturais que criaram condições para que Portugal emergisse do obscurantismo vivido durante 48 anos.

Comemorar Abril é consciencializarmo-nos das conquistas democráticas consagradas na Constituição da República Portuguesa aprovada em 2 de Abril de 1976:Recordando apenas algumas delas:

– O fim da Guerra Colonial

-Liberdade de Expressão e de Informação

– A Democratização do Ensino

– Serviço Nacional de Saúde

– Eleições Livres

– Igualdade entre Homens Mulheres

– Salário mínimo e pensões sociais

– Férias e licenças

– Direito da Liberdade Sindical e Greves

– Justiça

– O Poder Local Democrático

Comemorar Abril é continuar a lutar por mais qualidade de VIDA, nas acessibilidades, nos transportes, na saúde, na educação, na valorização dos direitos laborais, por melhores salários e pensões, pela justiça, pela PAZ!

Comemorar Abril é construir o FUTURO herdeiro da coragem e da irreverência dos jovens do passado, garantindo que a LIBERDADE é um bem precioso que temos de cuidar!

Comemorar Abril é manter o Azimute da ESPERANÇA, concretizando o sonho de uma sociedade que se quer mais justa, mais fraterna, mais solidária!

Impõe-se assim, ABRIL, de novo!

________________

_____________________

_____________________