Anúncio 0

Oito bolsas de investigação em oncologia com mais de 100 mil euros já têm concurso aberto

Por 

Anúncio 1
Anúncio 2

O Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC-NRS) anunciou a abertura do concurso para a atribuição de oito bolsas de investigação em oncologia, num valor global superior a 100 mil euros, a serem concedidas em 2026. A iniciativa visa apoiar projetos devidamente estruturados e cientificamente fundamentados, a desenvolver em instituições nacionais, reforçando a importância da investigação para o diagnóstico e tratamento do cancro.

As bolsas agora anunciadas são financiadas através das verbas angariadas na iniciativa “Mexer Contra o Cancro”, realizada em maio em Oeiras e noutras localidades abrangidas pelo Núcleo Regional do Sul. O evento promoveu o desporto e o lazer em família, revertendo as receitas para a investigação científica. O projeto conta ainda com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, da Jerónimo Martins, da Fundação Benfica, do Município de Cascais e da Fundação do Desporto.

No total, serão atribuídas oito bolsas: uma Bolsa LPCC-NRS – Fundação Calouste Gulbenkian, no valor de 15.000 euros; uma Bolsa LPCC-NRS – Jerónimo Martins, de 15.000 euros; uma Bolsa LPCC-NRS – Fundação Benfica, de 15.000 euros; duas Bolsas LPCC-NRS – Município de Cascais, de 15.000 euros cada; uma Bolsa LPCC-NRS – Fundação do Desporto, de 5.000 euros; e duas Bolsas LPCC-NRS, de 15.000 euros cada.

As candidaturas arrancam a 1 de outubro de 2025 e decorrem em duas fases. Entre 1 e 31 de outubro, os candidatos devem submeter a pré-proposta através do formulário disponível no site da Liga Portuguesa Contra o Cancro, podendo consultar o regulamento em https://www.ligacontracancro.pt/biolpccnrs2026. Os candidatos selecionados terão depois de entregar o projeto completo entre 14 de novembro e 12 de dezembro de 2025.

Os resultados serão divulgados a 4 de fevereiro de 2026, durante as XI Jornadas de Investigação em Oncologia, data em que terá lugar a atribuição oficial das bolsas. Com esta medida, a LPCC-NRS renova o seu compromisso com a luta contra o cancro, investindo no futuro da ciência e na saúde em Portugal.

Por 

Anúncio 4
Anúncio 5
Anúncio 7
Anúncio 8

Conteúdo relacionado

Partilhar notícia

Partilhe através das redes sociais:

ou copie o link:

[current_url]
Anúncio 1